Juruá Informativo

Ministério da Justiça visita Cruzeiro do Sul e Porto Walter em missão da Operação Guardião dos Biomas

Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, está em missão nos municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter, no Vale do Juruá, como parte das ações da Operação Guardião dos Biomas. A visita técnica, realizada nesta quinta-feira, 9, busca reforçar as estratégias de combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais e demais crimes ambientais.

A comitiva é liderada pelo coronel Jobim, coordenador-geral de Fronteiras do Ministério da Justiça, e conta com o apoio do comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e de um oficial do Corpo de Bombeiros. Em Cruzeiro do Sul, eles foram recebidos pelo coordenador da Sejusp no Juruá, major Clélio Moura Pinto, e pelo comandante da PM na região, major Abraão, que acompanharam a visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e à base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

“Tratamos do contexto da Operação Guardião dos Biomas. O Bombeiro aborda especificamente a parte das queimadas, enquanto a Polícia Militar atua tanto no combate ao desmatamento quanto nas queimadas, por meio do nosso pelotão ambiental”, explicou o major Abraão.

Segundo o major Pinto, além de verificar as ações em andamento na região, a equipe também realizou capacitações em Porto Walter, fortalecendo as estratégias locais de enfrentamento às queimadas.

“A equipe veio fazer uma visita no geral, avaliar a situação da Operação Biomas e da Operação Queimadas aqui no Juruá. Eles também conheceram as estruturas do CICC e do Ciopaer, além de atuarem na formação de pessoal em Porto Walter”, concluiu.

A Operação Guardião dos Biomas é uma iniciativa nacional que atua nos seis biomas brasileiros, integrando diferentes forças de segurança e órgãos ambientais com o objetivo de conter a devastação ambiental, promover a preservação dos recursos naturais e responsabilizar autores de crimes contra o meio ambiente.

Sair da versão mobile