Estrela de reality show disse acreditar que a missão Apollo 11 “não aconteceu”; agência lembrou que já esteve na Lua seis vezes
A NASA respondeu publicamente à estrela de reality show Kim Kardashian depois que ela afirmou acreditar que o pouso na Lua de 1969 “não aconteceu”.
Durante um episódio recente do programa The Kardashians, a empresária disse à atriz Sarah Paulson que considerava a missão Apollo 11 uma farsa, citando supostas declarações do astronauta Buzz Aldrin.

A resposta da agência espacial
- O administrador interino da NASA, Sean Duffy, reagiu nas redes sociais: “Sim, já estivemos na Lua antes… seis vezes!”, escreveu, marcando Kardashian.
- Ele também aproveitou a ocasião para destacar o programa Artemis, cuja meta é levar novamente astronautas à superfície lunar nos próximos anos.
- “Ganhamos a última corrida espacial e ganharemos esta também”, completou.
- Duffy chegou a convidar a empresária para visitar o Centro Espacial Kennedy durante o lançamento da missão Artemis, em uma tentativa de aproximar o público do trabalho científico da agência.
Leia mais
- NASA acelera planos para reator nuclear na Lua
- Entenda os desafios da NASA para levar um reator nuclear à Lua
- Reator nuclear lunar da NASA tem falhas, diz China
Conspirações que nunca morrem
Apesar de mais de meio século de provas científicas e registros históricos, as teorias conspiratórias sobre o pouso na Lua continuam a circular, impulsionadas pelas redes sociais.
O Instituto de Física lembra que “todos os argumentos que alegavam que a NASA falsificou os pousos lunares já foram amplamente desacreditados”.
A Apollo 11, em 1969, levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin a se tornarem os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar — um marco que a ciência segue defendendo contra rumores infundados.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.