O Acre deve seguir sob instabilidade climática nesta sexta-feira (24), com possibilidade de chuvas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade em algumas áreas, conforme previsão do meteorologista Davi Friale, do portal O Tempo Aqui. A umidade relativa do ar permanece elevada, e o estado continua enfrentando temperaturas altas e sensação de abafamento em praticamente todas as regiões.

O Acre deve seguir sob instabilidade climática nesta sexta-feira (24), com possibilidade de chuvas isoladas: Foto: Reprodução
No leste e sul do Acre, que abrangem municípios como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo será quente e úmido, com sol entre nuvens e pancadas de chuva intensas em pontos localizados. A umidade deve variar de 45% a 55% à tarde, chegando a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos, predominantes do norte, terão variações de noroeste e nordeste, com intensidade leve, mas rajadas ocasionais podem ocorrer.
Nas regiões centro e oeste, que incluem Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o dia será marcado por tempo instável e alta probabilidade de chuvas fortes durante boa parte do período. A umidade mínima deve ficar entre 60% e 70%, com ventos fracos de direção norte.
As temperaturas previstas para esta sexta-feira são:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas de 22°C a 24°C e máximas entre 29°C e 31°C;
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 30°C a 32°C;
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas de 29°C a 31°C;
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 29°C a 31°C;
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C, e máximas de 30°C a 32°C;
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 29°C a 31°C;
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas de 22°C a 24°C e máximas entre 29°C e 31°C.
De acordo com Friale, as condições atmosféricas instáveis também atingem Rondônia, o sul e sudoeste do Amazonas, o noroeste de Mato Grosso, além das planícies bolivianas e áreas de floresta do Peru. Já no Distrito Federal, em Goiás e em grande parte do Mato Grosso, o tempo deve permanecer predominantemente seco e ensolarado, embora chuvas rápidas possam ocorrer de forma isolada.
“O tempo quente e abafado, com chuvas pontuais e por vezes intensas, será a marca desta sexta-feira em todo o Acre”, destacou Friale em seu boletim no site O Tempo Aqui.
