Uma frente fria derrubou as temperaturas no estado de São Paulo. Nesta segunda-feira, a capital paulista registrou a menor temperatura para o mês de outubro dos últimos 11 anos: 11 graus Celsius.
Nos próximos dias, o frio deve ficar ainda mais intenso, e os termômetros podem chegar a 8 graus na Grande São Paulo e a 5 graus na Serra da Mantiqueira.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para baixas temperaturas em todo o estado paulista até a próxima quarta-feira, dia 22. Com a queda das temperaturas, foi mobilizado o abrigo para população em situação de rua na estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô. O Tenente Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado, advertiu sobre os riscos de improvisar aquecedores, e alerta que não pode fazer fogueira ou latinha com álcool.
Além da chegada da frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia também fez o alerta amarelo para vendavais no trecho de Guarapuava no Paraná, passando pelo estado de São Paulo até a região de Uberlândia em Minas Gerais.
Já na faixa que compreende o centro-sul baiano, sudoeste do Pará e norte amazonense tem alerta laranja de chuvas intensas até terça-feira pela manhã, com chuva de até 100 milímetros por dia.
No sul da Bahia e na região metropolitana de Salvador, o perigo é de acumulado de chuva, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.