IA acelera aprendizado, mas prejudica compreensão profunda, revela estudo

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Você usa ferramentas de inteligência artificial com frequência? Para buscas rápidas de informações, elas são muito eficientes, mas podem prejudicar a profundidade do aprendizado, explica uma pesquisa da Wharton School em parceria com a Universidade Estadual do Novo México.

Em testes com mais de 10 mil participantes, os pesquisadores descobriram que, apesar de economizar tempo, a IA produz respostas mais curtas, repetitivas e com menos referências factuais, comprometendo a qualidade do conhecimento adquirido.

25% dos leitores preferiram conselhos gerados por IA, enquanto metade se inclinou para os produzidos a partir de links da web. Imagem: AekaPhoto/Shutterstock

Resumos de IA versus buscas tradicionais na web

O estudo, liderado por Shiri Melumad e Jin Ho Yun, avaliou como as pessoas aprendem e aplicam informações usando resumos de IA e buscas tradicionais. Os participantes receberam tarefas práticas, como plantar hortas, adotar hábitos saudáveis ou lidar com golpes financeiros.

Em um dos experimentos, por exemplo, usuários do ChatGPT gastaram em média 585 segundos para aprender sobre um tema, enquanto os que usaram buscas convencionais do Google gastaram 743 segundos.

Além disso, os conselhos derivados da IA continham menos palavras e referências factuais e eram avaliados como menos úteis e confiáveis por outros participantes.

Pesquisa mostrou padrões consistentes

  • Textos de IA eram mais curtos, repetitivos e agrupados por vocabulário.
  • Usuários da web produziram conselhos com mais diversidade linguística e maior número de entidades factuais.
  • Participantes que receberam resumos de IA relataram menor percepção de aprendizado.
  • Apenas 25% dos leitores preferiram conselhos gerados por IA, enquanto metade se inclinou para os produzidos a partir de links da web.
Usuários do ChatGPT gastaram em média 585 segundos para aprender sobre um tema, enquanto os que usaram buscas convencionais do Google gastaram 743 segundos.. Imagem: frimufilms/Freepik

Ou seja, o esforço mental na navegação por múltiplas fontes ajuda a construir estruturas de conhecimento mais robustas e originais.

Implicações para aprendizado e pesquisa

O estudo sugere que a dependência excessiva de ferramentas de IA pode reduzir habilidades de aprendizado ativo. Mesmo quando os resumos incluem links para artigos completos, apenas 1 em cada 4 usuários os acessa, transformando a investigação em leitura passiva.

As diferenças entre aprendizado via IA e buscas tradicionais são claras. Embora a IA acelere o tempo de obtenção de informações, ela reduz o engajamento profundo dos usuários. Os conselhos gerados por IA tendem a ser mais curtos e repetitivos, enquanto a leitura de artigos da web oferece maior diversidade linguística e factual.

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A IA é ótima para consultas rápidas ou pesquisas factuais, mas não é indicada para o desenvolvimento de compreensão conceitual. Imagem: Tada Images / Shutterstock.com)

Isso resulta em menor percepção de aprendizado entre os usuários de IA, enquanto os conselhos provenientes de buscas tradicionais são considerados mais úteis e confiáveis pelos leitores.

As conclusões do estudo ressaltam que a IA ainda é eficiente para consultas rápidas ou respostas factuais, mas é menos indicada para o desenvolvimento de compreensão conceitual e processual, momentos em que a exploração ativa se mostra essencial.