Empresários demonstram preocupação com declaração de Lula sobre traficantes

Setor empresarial receia que fala do presidente, classificando traficantes como vítimas dos usuários, prejudique negociações com os EUA para o fim das tarifas comerciais

Ministros do governo Lula tentam minimizar a declaração dada pelo presidente nesta sexta-feira (24/10) de que “traficantes são vítimas dos usuários” de drogas.

A fala foi feita pelo petista na Indonésia, quando comentava as ações do governo Donald Trump/Foto: Reprodução

A fala foi feita pelo petista na Indonésia, quando comentava as ações do governo Donald Trump contra carteis de drogas no mar do Caribe, próximo à Venezuela.

À coluna, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, argumentou que Lula fez a declaração em uma tentativa de evitar conflitos na América do Sul.
“Ele é um líder. Ele está lutando para garantir uma zona de paz, sem conflitos armados”, minimizou Teixeira.

Empresários, contudo, acenderam alerta com a fala de Lula, especialmente por ter sido feita na véspera do encontro entre o petista e Trump, previsto para o domingo (26/10).

Sob reserva, empresários ouvidos pela coluna dizem temer que a declaração de Lula prejudique as negociações entre Brasil e EUA pelo fim do tarifaço imposto pelos americanos.

A fala de Lula

Em entrevista a jornalistas quando deixava a Indonésia rumo à Malásia, Lula foi questionado sobre as ações do governo Trump contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o chefe do Planalto.

Metrópoles