Astrônomos descobriram dois gigantes gasosos orbitando estrelas anãs, com tamanho próximo ao de Júpiter e densidade similar à de Saturno

Os dois astros inéditos fazem parte do grupo das GEMS: exoplanetas gigantes ao redor de estrelas anãs tipo M. (Imagem: Vladi333 / Shutterstock)

Com o satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, pesquisadores descobriram dois novos gigantes gasosos ao redor de estrelas anãs. Esses exoplanetas têm um tamanho próximo ao de Júpiter e densidades parecidas com a de Saturno. A descoberta está disponível no servidor de pré-impressão arXiv, onde aguarda a revisão por pares.

O TESS está em uma pesquisa para mapear as 200 mil estrelas mais brilhantes próximas ao Sol. Com ele, astrônomos pretendem encontrar exoplanetas de interesse, os chamados TOIs (TESS Objects of Interest). Desde seu lançamento em 2018, o telescópio já identificou mais de 7,7 mil candidatos à TOIs, com 705 de existência confirmada.

No novo estudo, astrônomos buscavam por GEMS (exoplanetas gigantes ao redor de anãs M, ou anãs vermelhas). Com o TESS, detectaram dois gigantes gasosos ao redor das estrelas TOI-5916 e TOI-6158, que têm cerca de metade da massa do Sol cada.

O TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), caça-exoplanetas da NASA, já detectou mais de 7,7 mil possíveis mundos alienígenas. (Imagem: Dotted Yeti / Shutterstock)

Segundo a pesquisa, o exoplaneta TOI-5916 b tem um raio cerca de 5% maior que o de Júpiter e aproximadamente 70% de sua massa. Ele orbita sua estrela a cada 2,37 dias terrestres e tem uma temperatura média de 440 °C.

Já TOI-6158 b é um pouco menor, tendo cerca de 93% do raio e 42% da massa de Júpiter. Ele leva 3,04 dias para completar uma órbita ao redor de sua estrela e apresenta uma temperatura média em torno de 360 °C.

Ilustração do planeta TOI 6158 b ao redor de sua estrela anã. (Imagem: Stellar Catalog)

Leia mais:

Essa dupla de gigantes gasosos é a nova adição ao pequeno grupo das GEMS, com atuais 32 integrantes. Os pesquisadores notaram que os astros nessa lista têm densidades semelhantes às de Saturno, uma tendência que pode ser melhor explorada em estudos futuros.

Samuel Amaral

Redator(a)

Samuel Amaral no LinkedIn

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.