Desaceleração da demanda e fim dos subsídios federais levam a GM a suspender operações em fábricas de Michigan, Ohio e Tennessee até 2026

Imagem: JHVEPhoto/ Shutterstock

A General Motors (GM) anunciou uma reestruturação significativa em sua divisão de veículos elétricos (EVs), com o corte de mais de 3.300 postos de trabalho em fábricas de Michigan, Ohio e Tennessee, conforme revelado pelo Detroit News.

A medida reflete a desaceleração da demanda por elétricos após o fim de subsídios federais e mudanças nas regras de emissões nos Estados Unidos.

Em comunicado, a empresa afirmou que está “realinhando sua capacidade de produção de veículos elétricos” diante da “adoção mais lenta no curto prazo e de um ambiente regulatório em constante evolução”.

general motors
GM freia planos elétricos e anuncia demissões em massa nos Estados Unidos – Imagem: viewimage / Shutterstock

Produção suspensa e reabertura em 2026

  • Parte das demissões afetará trabalhadores das fábricas de baterias operadas em parceria com a LG Energy Solutions, que terão as atividades suspensas a partir de 5 de janeiro.
  • A produção deve ser retomada em meados de 2026, quando a GM planeja lançar uma nova geração de modelos elétricos com custos mais baixos.
  • Em Detroit, cerca de 1.200 funcionários da unidade exclusiva de veículos elétricos serão colocados em licença por tempo indeterminado.
  • A planta, que opera em dois turnos, será reduzida a apenas um a partir do próximo ano.

Leia mais:

Fachada da GM
Cortes, fábricas paradas e custos bilionários marcam a nova fase da GM (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Custos bilionários e foco ajustado

A reestruturação resultou em uma despesa extraordinária de US$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre, incluindo perdas com ferramentas e instalações que haviam sido preparadas para veículos elétricos. A GM também encerrará a produção das vans elétricas BrightDrop no Canadá.

Apesar das reduções, a CEO Mary Barra afirmou que os veículos elétricos continuam sendo a “estrela guia” da empresa, mas com uma estratégia mais cautelosa até que o mercado e os incentivos voltem a ganhar tração.

General Motors
GM pisa no freio da revolução elétrica e corta milhares de empregos – Imagem: Formatoriginal/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.