Cerca de 12 mil quilômetros separavam o médico brasileiro Leandro Totti e o paciente durante a realização da cirurgia

Imagem: Zapp2Photo/shutterstock

O uso da robótica em operações cirúrgicas permite que médicos realizem cirurgias mesmo estando distantes geograficamente dos pacientes. Mas um caso específico chamou a atenção pela escala inédita de distância.

A telecirurgia foi realizada em setembro e entrou para o Guinness World Records. Um médico brasileiro, no Hospital Aldiaber, no Kuwait, operou um paciente com hérnia inguinal no Hospital da Cruz Vermelha, no Paraná.

Operação bateu um recorde mundial (Imagem: 360b/Shutterstock)

Foram cerca de 12 mil quilômetros separando médico e paciente

O Livro dos Recordes confirmou que essa foi a cirurgia com a maior distância geográfica entre o médico e o paciente que se tem registro no mundo. Mais precisamente, foram cerca de 12 mil quilômetros separando os envolvidos.

Segundo informações do G1, um dos desafios era provar que realizar o procedimento cirúrgico nestas condições era algo seguro e factível. Graças à tecnologia, a operação foi um sucesso e, de quebra, entrou para a história.

Cirurgia foi um sucesso e evidencia os benefícios do uso da robótica (Imagem: Gerain0812/Shutterstock)

O médico responsável foi Leandro Totti. Ele afirmou que, durante toda o procedimento, a equipe conseguiu manter a chamada latência, que é o atraso entre o comando e a execução, em menos de 194 milissegundos, quase imperceptível para os humanos.

Leia mais

Presença de robôs em salas de cirurgia tem se tornado mais comum (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Primeira telecirurgia robótica não experimental feita no Brasil

  • A operação feita por Leandro Totti confirma o avanço da tecnologia.
  • Recentemente, algo parecido, mas em menor escala, aconteceu com um médico que estava em São Paulo e um paciente em Porto Alegre.
  • Essa foi a primeira telecirurgia robótica não experimental feita inteiramente no Brasil.
  • O procedimento ocorreu sem nenhum tipo de problemas e você pode conferir mais detalhes sobre o assunto clicando aqui.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.