Juruá Informativo

ChatGPT Atlas: OpenAI anuncia navegador de IA que faz tarefas por você

ChatGPT Atlas: OpenAI anuncia navegador de IA que faz tarefas por você

Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre OpenAI

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (21) o ChatGPT Atlas, seu próprio navegador de inteligência artificial (IA). Durante a transmissão, o CEO Sam Altman e outros especialistas da empresa o descreveram como um navegador que os usuários podem “conversar”. Além disso, ele vem com agentes de IA que podem realizar tarefas por conta própria.

No mesmo dia, Altman já havia revelado que o anúncio seria de um produto para o qual ele está bastante animado.

10 am livestream today to launch a new product I’m quite excited about! https://t.co/R5VBrDpNn3

— Sam Altman (@sama) October 21, 2025

ChatGPT Atlas, o navegador de IA da OpenAI

E se você pudesse conversar com seu computador? É essa pergunta que os especialistas da OpenAI fizeram. Eles queriam reformular a forma como os navegadores tradicionais funcionam a partir da integração com inteligência artificial.

O ChatGPT Atlas veio nesse sentido. Ele se parece com um navegador normal, mas tem integração com ChatGPT. A vantagem é que o usuário pode conversar com o chatbot para fazer pesquisas, por exemplo.

Em uma das demonstrações feitas pela OpenAI, foi possível pesquisar a crítica de um filme na internet e pedir ao ChatGPT que a resuma em poucas palavras. Mas tudo isso sem sair da página. Não foi necessário copiar e colar o texto dentro do chatbot, apenas acioná-lo diretamente no navegador, em uma aba lateral.

Outro exemplo é que você pode escrever um e-mail completo no Gmail e pedir que o ChatGPT melhore seu texto. Sem copiar e colar o texto no chatbot, apenas o acionando dentro do navegador.

Em uma demonstração, ChatGPT Atlas fez compras por conta própria (Imagem: OpenAI)

ChatGPT Atlas faz tarefas por você

O ChatGPT Atlas também tem integração com o agente de IA da OpenAI. Nesse caso, o navegador pode realizar tarefas por conta própria, inclusive mexer na tela sozinho. Para isso, basta que o usuário peça que o modelo assuma o controle.

Na demonstração da OpenAI, foi possível acessar um site de culinária e pedir que a IA faça uma lista de todos os produtos necessários para uma determinada receita. Em seguida, os especialistas pediram que o modelo faça a compra por conta própria. Então, ele entrou em um site de mercado e adicionou itens ao carrinho em apenas dois minutos. Na etapa final, cabe ao usuário aprovar a compra.

A equipe ainda lembrou que o ChatGPT Atlas mexe apenas no próprio navegador, sem alterar nenhum tipo de código no computador. Ele também tem “memória” e, quanto mais o usuário usa, mais personalizado fica. Ainda é possível abrir guias anônimas.

ChatGPT Atlas já está disponível… mas não para todo mundo (Imagem: Iryna Imago/Shutterstock)

Quem pode usar o navegador?

Sair da versão mobile