Mesmo com emissões iniciais maiores por causa das baterias, pesquisa mostra em que momento os veículos elétricos passam a gerar menos CO₂ que os a gasolina

Imagem: UKRID/Shutterstock

Um novo estudo publicado no PLOS Climate revela que veículos elétricos com baterias de íon-lítio (BEVs) começam a reduzir as emissões cumulativas de dióxido de carbono (CO₂) em comparação com carros a gasolina após dois anos de uso.

A pesquisa foi conduzida por Pankaj Sadavarte, da Universidade Duke, e colegas nos Estados Unidos.

O setor de transportes é responsável por 28% das emissões de gases de efeito estufa nos EUA, e a adoção de veículos elétricos é apontada como estratégia-chave para combater mudanças climáticas e poluição do ar.

A fabricação de baterias, no entanto, consome muita energia, tornando os BEVs inicialmente mais poluentes que os carros a combustão interna.

Lupa destacando a escrita
Apesar de emissões iniciais altas, veículos elétricos reduzem significativamente o impacto no clima e na qualidade do ar a médio prazo (Imagem: SuPatMaN/Shutterstock)

Leia mais:

Impacto do ciclo de vida e emissões iniciais

  • Usando o modelo Global Change Analysis Model (GCAM), os pesquisadores avaliaram as emissões ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos, incluindo produção de baterias, montagem e operação.
  • No primeiro ano, os BEVs emitem 30% mais CO₂ que os carros a gasolina. Após o segundo ano, as emissões cumulativas dos elétricos passam a ser menores.
  • Cada kWh adicional de bateria reduz 220 kg de CO₂ em 2030 e 127 kg em 2050. Segundo o coautor Drew Shindell, “os veículos a combustão causam de 2 a 3 vezes mais danos ao clima e à qualidade do ar do que os elétricos ao longo da vida útil”.
Pesquisadores explicam como BEVs rapidamente reduzem CO₂ e poluição, mesmo considerando a produção das baterias (Crédito: Owlie Productions/Shutterstock)

Benefícios ambientais crescentes

Os pesquisadores destacam que os benefícios dos BEVs devem aumentar à medida que a geração de eletricidade nos EUA se torna mais limpa.

Para o autor principal Pankaj Sadavarte, “embora as baterias gerem mais emissões inicialmente, os veículos elétricos rapidamente superam os carros a gasolina, promovendo ganhos significativos para o clima e a saúde pública”.

Veículos elétricos superam os carros tradicionais, aumentando a economia ambiental à medida que a rede elétrica se torna mais limpa (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.