O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, explicou que a decisão de realizar um concurso público decorre de uma necessidade administrativa, impulsionada pelas recentes transformações na estrutura do Legislativo, como o aumento no número de parlamentares e a conclusão da nova sede da instituição.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de o edital ser divulgado já no próximo ano, o parlamentar confirmou os planos:Foto/Reprodução
Durante entrevista ao Em Cena, podcast do ContilNet, Joabe destacou a importância da iniciativa.
“É uma questão importante. Nós trabalhamos com a importância do concurso público. Estamos fazendo um estudo dos cargos que necessitam, até porque vamos para uma nova sede, uma sede mais ampla. Aumentou também o número de vereadores, e com isso aumentou a demanda por servidores. Então, com certeza, precisamos aumentar o efetivo. Estamos fazendo um estudo para que possamos, no ano que vem, concluir o concurso ou lançar o edital, para que no próximo biênio ele possa ser concluído e a gente tenha mais servidores efetivos na Câmara”, explicou o presidente.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de o edital ser divulgado já no próximo ano, o parlamentar confirmou os planos. “Com certeza, nós estamos trabalhando. Estamos no planejamento para identificar os cargos necessários e, a partir daí, fazer o edital. Agora, uma coisa é certa: com a nova sede e o aumento de vereadores, nós precisamos de mais servidores efetivos para dar suporte aos trabalhos administrativos da Câmara.”
A nova sede da Câmara Municipal deve ser entregue no próximo ano, o que reforça a necessidade de reforçar o quadro de pessoal.
Sobre a quantidade de vagas que poderão ser ofertadas, Joabe afirmou que o número ainda está em análise, mas garantiu que o levantamento está em andamento.
“Não, quantidade de vagas eu não posso dizer agora. Vamos fazer o estudo e o levantamento para definir isso. Uma coisa é certa: hoje a Câmara precisa fazer um concurso público.”