Juruá Informativo

Bebê prematura morre após ser colocada tampa de bolo no lugar de incubadora em hospital do Alto Juruá

Imagens compartilhadas nas redes sociais nesta terça-feira (28) provocaram comoção e revolta ao mostrar uma recém-nascida dentro de uma incubadora improvisada feita com a tampa de um recipiente plástico para bolos no Hospital Maria da Glória Dantas de Lima, em Ipixuna, no Alto Juruá, Amazonas.

Maria Alice, faleceu poucas horas após o parto: foto/Reprodução

A bebê, chamada Maria Alice, faleceu poucas horas após o parto. De acordo com familiares, a mãe, Francisca Saira Souza da Silva, deu à luz na tarde de segunda-feira (27). O parto revelou que a criança era prematura, com cerca de 32 semanas de gestação, mas, segundo parentes, a equipe médica não providenciou a transferência para Cruzeiro do Sul (AC), onde há estrutura adequada para atendimento neonatal.

Uma tia de Maria Alice contou ao portal Juruá 24 Horas que a família ficou desesperada ao constatar as condições do atendimento. Ela relatou que a mãe chorava ao perceber que havia uma incubadora no hospital, mas que, ainda assim, a bebê foi colocada sob a tampa de um recipiente de plástico, com a justificativa de que ninguém sabia operar o equipamento.

Segundo relatos familiares, Maria Alice nasceu por volta das 14h40 de segunda-feira e morreu na madrugada de terça-feira, por volta das 5h. A família afirmou ainda que, mesmo após o falecimento, foram informados de forma equivocada de que a recém-nascida estaria viva e seria transferida, aumentando a indignação dos parentes.

O episódio gerou revolta entre moradores e internautas, que criticaram a suposta negligência e a falta de estrutura da unidade hospitalar. Uma moradora comentou nas redes sociais que é desumano ver um recém-nascido dentro de um recipiente plástico quando deveria estar em uma incubadora adequada.

Sair da versão mobile