Ícone do site Juruá Informativo

Projeto recicla plástico para criar óculos para crianças no RJ

projeto-recicla-plastico-para-criar-oculos-para-criancas-no-rj

Projeto recicla plástico para criar óculos para crianças no RJ

Criado para atender crianças com dificuldade na visão e ensinar sobre reciclagem, o projeto Recicla Visão transforma plástico em armação de óculos de grau para crianças de 8 a 14 anos em comunidades no Rio de Janeiro. Além disso, o projeto oferece, gratuitamente, exames oftalmológicos e oficinas educativas.

Atualmente, a iniciativa presta atendimento oftalmológico a 2 mil crianças atendidas por 20 ONGs em áreas vulneráveis, com expectativa de distribuir mil óculos. Porém, a longo prazo, o Recicla Visão quer expandir essa meta para atender 15 mil crianças, anualmente, em todo o Brasil.

Tanto a produção dos óculos quanto os exames são realizados em clínicas móveis devidamente equipadas com máquinas de reciclagem capazes de produzir armações de até três tamanhos diferentes.

A idealizadora e produtora do projeto, Mariana Salles, da Precious Noggles, uma das organizações responsáveis do Recicla Visão, comenta a importância da iniciativa.

“O nosso sonho com o Recicla Visão sempre foi ir além da reciclagem e do atendimento social. A gente queria criar uma iniciativa que unisse, de forma inovadora, a solução ambiental para o plástico a uma necessidade social urgente. Ver esse projeto ganhar forma, oferecendo exames de vista e transformando resíduos em armações de óculos de grau, que vão permitir que milhares de crianças enxerguem e aprendam melhor, é a concretização de um impacto real e duradouro.”

Também está prevista a realização de oficinas práticas, onde as crianças vão aprender como transformar tampas de garrafas e potes de iogurte em matéria-prima para armações de óculos. 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 19% das crianças entre 6 meses e 15 anos têm alguma deficiência visual; e 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram um exame oftalmológico.

* Sob supervisão de Sâmia Mendes.

Sair da versão mobile