O trio italiano Il Volo está em turnê mundial desde fevereiro e passou pela América Latina, incluindo o Brasil, neste mês de outubro. Os cantores, conhecidos por um estilo musical que une ópera e pop, conquistaram uma legião de fãs no Brasil.
Em entrevista ao Metrópoles, o cantor Ignazio Boschetto disse que não entende tamanha paixão brasileira, mas se mostrou feliz com a boa recepção no país. “Eu não sei por que fazemos tanto sucesso. Mas, com certeza, a cultura italiana é muito forte aqui no Brasil”, inicia.
“Nós ficamos felizes com isso. Para nós, é sempre importante divulgar nossa música e nossas emoções para o mundo todo. Este sucesso no Brasil é um bom sinal de que as pessoas estão recebendo as mensagens que estamos passando com nossa música. Estamos orgulhosos do trabalho que está sendo feito ao longo dos anos”, completa.
1 de 6
Trio Il Volo
Pedro Iff/Metrópoles
2 de 6
Gianluca Ginoble
Pedro Iff/Metrópoles
3 de 6
Ignazio Boschetto
Pedro Iff/Metrópoles
4 de 6
Piero Barone
Pedro Iff/Metrópoles
5 de 6
Trio Il Volo
Pedro Iff/Metrópoles
6 de 6
Trio Il Volo
Pedro Iff/Metrópoles
Leia também
Com 10 álbuns lançados, os cantores de pop operático realizaram shows no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo durante a turnê pela América Latina. Todos com ingressos esgotados.
E os fãs são de todas as idades: dos mais novos aos mais velhos. O cantor Piero Barone explicou a boa relação com o público.
“Desde o começo, nós buscamos fazer música para todas as idades, incluindo os mais jovens. Com o bel canto, tentamos espalhar a cultura da música italiana de uma forma grandiosa como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli fizeram”, afirma.
Clássico e moderno

Com um estilo musical ousado, que une o clássico da ópera com a modernidade do pop, o Il Volo canta músicas que destacam o vocal dos artistas, mas também trazem sonoridades novas e menos engessadas, como explica Gianluca Ginoble ao Metrópoles.
“Nós estamos tentando ser a mistura perfeita entre passado, presente e futuro. É uma mistura da música clássica com a sonoridade moderna em um nível mais elevado para acertar nas músicas, mas sem nunca esquecer quem nós somos, levando sempre nossa cultura conosco.”
Mesmo na era do streaming, onde o grupo acumula mais de um milhão de ouvintes mensais, o principal meio de comunicação com os fãs ainda é nos shows e concertos, à moda antiga. Ignazio Boschetto acredita fielmente que a experiência Il Volo deve ser vivida nas turnês.
“O bel canto não é um estilo de música fácil de se promover. Não é o tipo de música que vai ficar na primeira posição nos streamings, mas nós percebemos que as pessoas querem sentir as músicas, ver música e apreciar o bel canto. Nosso tipo de canto precisa ser visto, experienciado, não apenas ouvido em um iPhone”, disse.
Em seguida, o cantor fez uma ponderação engraçada, incentivando o consumo, também, no streaming e não apenas nos shows.
“Na verdade, você pode fazer os dois [ouvir música nos shows e no celular], mas estar em um concerto da turnê é o jeito mais poderoso de promover e aproveitar a nossa música”, opina.
Vaidade e beleza

Os pontos mais destacados pelos fãs brasileiros nas redes sociais são a beleza, a vaidade e a elegância. E, de acordo com Piero Barone, eles levam o assunto muito a sério.
“Ser italiano é o principal motivo para a nossa vaidade. Buscamos sempre ter o melhor canto e escolher o melhor look. Afinal, nós italianos somos conhecidos pelo estilo. Tentamos fazer o melhor possível, porque ser elegante é uma das coisas mais importantes da vida. Nós combinamos nosso estilo com a música, sempre buscando a excelência”, celebra.