Tudo sobre WhatsApp
O WhatsApp mudou sua política de API empresarial nesta semana para incluir uma nova diretriz: a proibição de chatbots de uso geral na versão Business. A medida vale para assistentes de IA distribuídos dentro do aplicativo e não afeta empresas que usam IA para atender clientes.
Os chatbots ChatGPT, da OpenAI, e Perplexity devem ser alguns dos impactados pelas mudanças.

WhatsApp Business vai proibir chatbots de uso geral
A empresa adicionou uma nova seção em sua página de política de API empresarial: “provedores de IA”. Nela, a Meta, que controla o WhatsApp, afirma que não permitirá que provedores usem o aplicativo para distribuir seus próprios assistentes de IA.
Ao site TechCrunch, a big tech confirmou que a medida não afeta empresas que usam IA para conversar com seus clientes. Quem deve ser afetado são empresas que usam o WhatsApp para distribuir suas próprias assistentes de IA.
Veja o que diz a nova seção:
Provedores e desenvolvedores de tecnologias de inteligência artificial ou aprendizado de máquina, incluindo, mas não se limitando a, grandes modelos de linguagem, plataformas de inteligência artificial generativa, assistentes de inteligência artificial de uso geral ou tecnologias semelhantes, conforme determinado pela Meta a seu exclusivo critério (“Provedores de IA”), estão estritamente proibidos de acessar ou usar a Solução WhatsApp Business, seja direta ou indiretamente, para fins de fornecer, entregar, oferecer, vender ou de outra forma disponibilizar tais tecnologias quando tais tecnologias forem a funcionalidade principal (e não incidental ou auxiliar) disponibilizada para uso, conforme determinado pela Meta a seu exclusivo critério.
Os termos passam a valer em 15 de janeiro de 2026.

WhatsApp Business não serve para distribuir chatbots
A justificativa da Meta para a mudança é de que o WhatsApp Business foi projetado para empresas que atendem seus clientes, não para servir como uma plataforma de distribuição de chatbots de terceiros.
A companhia ainda escreveu que, embora isso tenha sido possível nos últimos meses, houve um aumento inesperado do atendimento a chatbots de uso geral.
Além disso, os chatbots estariam sobrecarregando o sistema do WhatsApp Business, criando um cenário para o qual a empresa não estava preparada para lidar.

O que muda na operação do WhatsApp?
- Com a mudança, o WhatsApp Business vai parar de ser uma plataforma de distribuição de assistentes de IA;
- Chatbots como o ChatGPT, da OpenAI, e o Perplexity devem ser afetados;
- O Meta AI deve ser o único chatbot de IA preservado, já que pertence à própria Meta.