Juruá Informativo

Ligações de grandes empresas terão selo de verificação obrigatório 

Ligações de grandes empresas terão selo de verificação obrigatório 

A partir de 17 de novembro, empresas que fazem mais de 500 mil ligações por mês, como bancos e centrais telefônicas, terão de usar um selo de verificação na identificação de seus números. A medida foi anunciada há dois meses pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e visa tornar as chamadas mais seguras para os consumidores.

Esse selo indica que o número foi autenticado, ou seja, um sistema confirma se quem está ligando é realmente a empresa indicada. Além disso, o recurso bloqueia ligações suspeitas ou fraudulentas, como o spoofing – quando golpistas falsificam números – e robocalls – chamadas automáticas que desligam ao serem atendidas.

Inicialmente, a Anatel havia dado até 2028 para que todas as empresas adotassem o sistema. Em agosto, a agência encurtou o prazo para companhias que fazem mais de 500 mil ligações por mês, no mesmo decreto que eliminou a obrigatoriedade do prefixo 0303 em telemarketing.

Imagem meramente ilustrativa para mostrar como as ligações feitas por empresas vão aparecer nas telas dos smartphones a partir do mês que vem. Crédito: Imagem gerada por IA/Gemini

Com a autenticação, quem receber a ligação verá um selo redondo com um símbolo ✔ ao lado do número. Mas a exibição varia conforme o sistema operacional do smartphone. No Android, o selo aparece antes de atender a chamada. No iOS, ele só é mostrado no histórico de ligações. Além disso, nem todos os aparelhos são compatíveis com a tecnologia.

Segundo a Anatel, o consumidor não precisa fazer nada para receber chamadas autenticadas. A responsabilidade de contratar o recurso junto às operadoras é das empresas. Para que funcione, o celular precisa estar em rede 4G ou 5G e atender a requisitos de sistema operacional: 

O sistema de autenticação funciona com o protocolo STIR/SHAKEN, que checa em tempo real se o número exibido corresponde à empresa que liga. Os dados são conferidos em um banco centralizado mantido pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). Se houver correspondência, a ligação é validada e recebe o selo.

A autenticação é a primeira fase de um projeto maior da Anatel, chamado Origem Verificada. Diferente da autenticação, o uso desse sistema não é obrigatório. Ele permite que as chamadas exibam nome e logotipo da empresa, motivo da ligação e uma mensagem de número validado. A quantidade de informações depende do modelo de cada celular.

Exibição da chamada identificada e autenticada. Crédito: Anatel / Divulgação

Leia mais:

As ligações automáticas feitas por robôs se tornaram um dos principais incômodos enfrentados por usuários de telefonia no Brasil. São chamadas rápidas, muitas vezes com duração de poucos segundos, que ocorrem várias vezes ao dia e raramente têm alguma utilidade para quem atende.

Com o avanço das tecnologias de automação, essas ligações cresceram de forma descontrolada e começaram a sobrecarregar as redes das operadoras. Diante do problema, novas regras foram implementadas e ferramentas passaram a ser recomendadas para mitigar os efeitos dessas chamadas abusivas. Saiba mais aqui.

Sair da versão mobile