Neste sábado, 18 de outubro, o Acre participa do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, com mais de 70 locais de atendimento espalhados pelos municípios. A ação tem como foco atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A mobilização acontece simultaneamente em todo o país e seguirá até o dia 31 de outubro.

Durante o período da campanha, serão oferecidas todas as vacinas previstas no calendário infantil e do adolescente: Foto/Ilustrativa
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles, o objetivo é atingir entre 90% e 95% de cobertura vacinal, a depender do imunizante. Ela destacou a importância da participação das famílias para garantir a proteção dos menores.
“Esperamos que neste período os responsáveis sejam sensibilizados a procurar uma unidade de saúde e atualizar a situação vacinal das crianças, principalmente dos adolescentes, que estão entre as piores coberturas vacinais em nosso estado”, ressaltou.
Durante o período da campanha, serão oferecidas todas as vacinas previstas no calendário infantil e do adolescente, incluindo imunizantes contra hepatite, poliomielite, covid-19, HPV e diversas outras doenças. Entre as doses disponíveis estão: BCG, hepatite B, penta, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C e ACWY, influenza, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, hepatite A e HPV.
No total, 72 pontos de vacinação estarão em funcionamento, abrangendo todas as regiões do estado.
Em Rio Branco, a imunização ocorrerá nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) e em locais estratégicos como o Via Verde Shopping, Havan e Atacale BR.
Nos municípios do interior, cada cidade contará com pontos definidos — entre praças, escolas, igrejas e unidades básicas de saúde — garantindo acesso facilitado à população.
🗺️ Pontos de vacinação por município
Acrelândia: UBS Norton Vitorino
Assis Brasil: Praça Central
Bujari: Ao lado dos Correios
Brasiléia: UBS Francisco de Assis, Antônio Monteiro, Tufic Mizael, Pedro de Oliveira (zona rural) e Farmácia Municipal
Capixaba: Escola Ariston Cunha e UBS Luis Fernando
Epitaciolândia: Praça Edmundo Pinto e UBS José Hassen
Feijó: Todas as unidades urbanas e fluvial
Jordão: Câmara de Vereadores
Manoel Urbano: UBS Josefa Nunes e UBS Inácio Ribeiro
Marechal Thaumaturgo: UBS Raimundo Gomes e Praça Odon Vale
Porto Walter: UBS Francisco Lustosa, Estephan Barbary, Maurício Pinheiro, Clube do Marcílio e Igreja Assembleia de Deus (Restinga)
Plácido de Castro: UBS João de Deus, Maria de Fátima, Dolores Valentim, Lúcio Alves e Francisco de Castro
Porto Acre: UBS Raimunda Bitencourt – Incra
Rio Branco: Urap Ary Rodrigues, Cláudia Vitorino, Cidade do Povo, Vila Ivonete, Roney Meirelles, São Francisco, Rosângela Pimentel, Hidalgo de Lima, Maria Barroso, além do Via Verde Shopping, Havan e Atacale BR
Santa Rosa do Purus: UBS Manduca Kulina e UBS Paulo Alcione
Senador Guiomard: UBS Maria do Socorro
Sena Madureira: Todas as unidades de saúde
Tarauacá: Todas as unidades urbanas e, na zona rural, comunidade Acuraua
Xapuri: UBS Tia Vicência e UBS José Francisco Silva
Rodrigues Alves: Quadra coberta (zona urbana) e comunidade Bananeira (zona rural)
A campanha de multivacinação é uma das principais estratégias para manter o controle de doenças preveníveis por vacinas e evitar o retorno de enfermidades já erradicadas no Brasil, reforçando a importância da imunização como ferramenta de saúde pública.