Virada Sustentável volta ao RJ depois de cinco anos

Depois de 5 anos, o maior festival sobre sustentabilidade da América Latina retornou à cidade do Rio de Janeiro. É a Virada Sustentável, que está celebrando 15 anos de existência e 55 edições, trazendo experiências artísticas e educacionais criativas sobre as pautas socioambientais de forma gratuita.

O festival começou na quinta-feira (16) e segue até domingo (19), reunindo atividades em vários locais da capital fluminense. Entre eles, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ), a Casa Clima, a Fundição Progresso; e o Museu de Cultura Afro-Brasileira da Pequena África (Muhcab).

Protagonista de eventos símbolos de sustentabilidade, como a Eco 92 e Rio +20, o Rio de Janeiro volta a sediar momentos importantes. A coordenadora Nacional da Virada Sustentável, Natália Duarte, destaca o Rio como pioneiro, e comenta mais sobre o retorno do evento à cidade.

“A gente aqui no Rio está trabalhando com uma grande rede colaborativa de equipamentos culturais, de festivais, de mobilizações da sociedade civil que já trabalham em tantas oficinas da sustentabilidade. Então, a gente entende que é um movimento que já existe com muita força no Rio de Janeiro.”

Além de feiras e oficinas práticas, o evento conta com palestras abertas ao público ministradas por mais de 30 especialistas e lideranças, exposições artísticas interativas e atividades direcionadas ao público infantil.

A Virada Sustentável também vai trazer apresentações musicais, como show do cantor vencedor do Grammy Latino, Zé Ibarra; a homenagem à Tom Jobim feita pela família Morelenbaum; e o show da cantora Mãeana com músicas de João Gilberto e João Gomes.

No ano da COP30, a reunião mundial para debater soluções às mudanças climáticas, o mundo se volta às questões socioambientais. Natália Duarte, porém, explica que a pauta socioambiental não deve ser levada à sério apenas nestes momentos específicos. E para continuar dando enfoque ao assunto, é preciso aproximar mais o público das questões socioambientais.

“A Virada Sustentável tem como missão aproximar as pessoas dos temas da sustentabilidade do meio ambiente de uma forma propositiva. Uma das grandes missões da Virada é justamente por meio da arte, da cultura, do conhecimento, da mobilização, do engajamento e da sociedade civil, de se aproximar das pessoas. E nesse sentido, a Virada Sustentável aposta na educação como eixo central.”

Ela completa dizendo que a educação é chave para a mudança de pensamento social sobre a importância desses assuntos.

Para conferir a programação completa, basta acessar o site do evento.
 
* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Nadia Faggiani.