Ferramenta permite realizar tarefas como consultas de saldo, pagamentos, transferências via Pix e a programação de depósitos em cofrinhos

Imagem: EvaristoMGD/Shutterstock

Tudo sobre Inteligência Artificial

Após um período de testes, o Mercado Pago anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de um assistente financeiro alimentado por inteligência artificial. O objetivo é disponibilizar a ferramenta para os mais de 68 milhões de usuários do banco digital do Mercado Livre na América Latina.

Num primeiro momento, no entanto, a novidade ficará disponível apenas para o Brasil. A empresa afirmou que os outros países onde atua – Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela – contarão com o recurso em breve, sem especificar uma data.

Imagem mostrando o mercado
Mercado Pago é uma das principais ferramentas do Mercado Livre para compras na plataforma (Imagem: divulgação/Mercado Pago)

Segundo o Mercado Pago, o assistente já permite realizar diversas tarefas como consultas de saldo, pagamentos, transferências via Pix e a programação de depósitos em cofrinhos. Para isso, basta enviar comandos de voz ou texto.

O objetivo é que, em breve, a ferramenta de IA também atue como um consultor financeiro pessoal. O serviço será capaz de personalizar interações, sugerindo organização de orçamento, a criação de cofrinhos com base no perfil de gastos e objetivos do cliente. Além de integrar outros serviços, como gerir saldos de diferentes contas bancárias, entre outros.

Ferramenta será disponibilizada para todos os usuários no Brasil (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Não é mais um piloto, já está na mão de alguns milhões de clientes. No app, temos testado, tem funcionado bem, mas agora estamos fazendo o lançamento oficial. De maneira muito rápida, vai estar disponível a 100% da base.

André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil

Leia mais

Um dos objetivos é integrar o assistente ao Mercado Livre, permitindo que ele recomende produtos para os usuários (Imagem: divulgação/Mercado Livre)

Ferramenta também poderá recomendar compras

  • A empresa ainda destacou que pretende ampliar a integração do assistente financeiro com o Mercado Livre.
  • A ideia é que a ferramenta ajude os clientes na hora de fazer compras na maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina.
  • A inteligência artificial levaria em conta o estilo, orçamento e preferências de cada usuário para recomendar produtos.
  • As informações são da Reuters.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.