Ainda em fase beta, o iOS 26.1, a próxima atualização significativa do OS mobile da Apple, indica a chegada de mais IAs integradas ao iPhone

iOS 26 deve trazer atualizações automáticas para reforçar segurança do iPhone (Imagem: yalcinsonat1 / iStock)

Tudo sobre Apple

Tudo sobre Inteligência Artificial

A Apple segue refinando o iOS 26 após de seu lançamento, e a terceira versão beta do iOS 26.1, liberada para desenvolvedores, revelou mais do que apenas correções de bugs. Conforme apurado pelo site especializado 9to5Mac, a atualização traz novidades visuais e funcionais, mas a mudança mais significativa foi encontrada no código do sistema: a Apple parece estar preparando o terreno para integrar novas inteligências artificiais de terceiros à Apple Intelligence.

Segundo a análise do código, a empresa está se aproximando de permitir integrações adicionais para além do ChatGPT. Uma alteração específica substituiu o texto “Relatar um problema relacionado ao ChatGPT” por “Relatar um problema relacionado a um Terceiro”.

De acordo com a publicação, essa mudança sugere que a prometida abertura para outros provedores de IA, como o Gemini do Google, já mencionado anteriormente pela Apple, pode chegar mais cedo do que o esperado. Embora seja possível que o suporte a um novo parceiro de IA chegue já no lançamento público do iOS 26.1, é considerado mais provável que a novidade seja implementada em uma atualização futura, como o iOS 26.2.

Leia mais:

Além de mais IAs, o que mais pode mudar no iOS 26.1?

iPhone com iOS 26
iOS 26 traz visual Liquid Glass, mas permite ajustes de transparência (Imagem: Yalcin Sonat / Shutterstock)

Além dessa importante mudança nos bastidores, o iOS 26.1 beta 3 apresenta novidades visuais aos usuários. O ícone do aplicativo da Apple TV foi redesenhado, abandonando o cinza por um visual mais colorido, alinhando-se a uma nova identidade visual para o serviço, que passará por uma mudança de marca de “Apple TV+” para apenas “Apple TV”.

Outra adição funcional é um novo menu nos Ajustes chamado “Local Capture”. Dentro de “Geral”, essa opção permitirá que os usuários definam um local específico no aplicativo Arquivos para salvar gravações de áudio e vídeo capturadas durante chamadas, além de oferecer um controle para que apenas o áudio seja gravado.

Pequenos refinamentos visuais também foram notados, como animações mais fluidas e “saltitantes” na Central de Controle, aprimorando a experiência de uso. Com essas mudanças, o iOS 26.1 se molda para ser uma atualização bem relevante, focada tanto em melhorias de usabilidade quanto na expansão estratégica de seu ecossistema de inteligência artificial.

Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.