Noruega deve ser o primeiro país do mundo a vender apenas carros totalmente elétricos e inicia nova fase de mobilidade sustentável
A Noruega, há anos referência mundial em mobilidade elétrica, está prestes a se tornar o primeiro país a vender apenas carros totalmente elétricos.
O marco, previsto para 2025, já foi virtualmente atingido: em 2024, 88,9% dos carros novos vendidos eram elétricos, número que ultrapassou 95% em 2025.
Agora, o governo norueguês prepara uma nova etapa: a transição de uma fase de incentivos para uma de normalização, introduzindo impostos sobre veículos elétricos mais caros e revisando subsídios.
De acordo com o ministro das finanças do país, Jens Stoltenberg, “tínhamos como meta que todos os carros novos de passeio fossem elétricos até 2025, e podemos dizer que a meta foi alcançada”, disse ele para a Reuters.

Leia mais:
- Vendas globais de veículos elétricos crescem 28% em 2025; China lidera
- Tesla x BYD: quem está melhor no impacto ambiental?
- Carros híbridos decolam no Brasil; veja quem mais vende
A conquista é resultado de uma estratégia consistente: isenção de impostos e IVA, acesso gratuito a pedágios e faixas exclusivas, além de uma taxação elevada sobre veículos a combustão. Essas políticas transformaram os elétricos na escolha natural para a maioria dos motoristas noruegueses.
Incentivos sob revisão
- Com o sucesso consolidado, o governo quer reajustar o programa de incentivos para torná-lo mais equilibrado e sustentável.
- Atualmente, a isenção de IVA se aplica apenas a veículos com preço de até 500 mil coroas norueguesas (cerca de US$ 49 mil).
- A nova proposta orçamentária, em discussão, reduziria esse teto para 300 mil coroas (~US$ 30 mil) em 2026, eliminando completamente a isenção em 2027.
- O objetivo é frear benefícios a modelos de luxo e ampliar o impacto para consumidores de faixa média.
- Ao mesmo tempo, o governo planeja aumentar os impostos sobre carros a gasolina e diesel, reforçando a diferença de custo entre veículos poluentes e os de emissão zero.
Um modelo global e seus limites
A experiência norueguesa é um caso de sucesso que mostra o poder das políticas públicas na transição energética. O país provou que, com metas claras e incentivos robustos, é possível transformar um mercado inteiro em menos de uma década.
No entanto, especialistas lembram que a Noruega é uma nação rica e pequena, o que facilitou a adoção massiva dos elétricos – algo mais complexo em mercados maiores e menos subsidiados.
Mesmo assim, a mensagem é inequívoca: a era dos motores a combustão chegou ao fim. A Noruega agora oferece não apenas um modelo para iniciar a revolução dos veículos elétricos, mas também um guia sobre como gerenciar sua maturidade e sustentabilidade a longo prazo.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.