O governador Gladson Cameli respondeu a uma série de perguntas de concurseiros acreanos durante sua participação no podcast Em Cena, do ContilNet, exibido nesta terça-feira (14). Durante a entrevista, o chefe do Executivo abordou prazos e perspectivas para novas convocações de aprovados em concursos públicos realizados ao longo de sua gestão, como os do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Cameli afirmou compreender a ansiedade dos candidatos, mas pediu paciência diante das limitações financeiras do Estado: foto/Reprodução
Cameli afirmou compreender a ansiedade dos candidatos, mas pediu paciência diante das limitações financeiras do Estado. “Eu olho para um adolescente desse que está cheio de sonho, doido para ser convocado, e eu compreendo. Eu peço que se acalmem. Eu sei que é difícil ouvir essa frase. Mas não adianta eu colocar a carroça na frente dos bois e dar com a mão e tirar com a outra”, explicou.
Ainda segundo o governador, o governo está estudando a viabilidade de novos chamamentos em diferentes áreas, mas preferiu não divulgar prazos. “Mas fiquem tranquilos: nós estamos analisando. Vamos ter mais chamamentos, não só no Iapen, mas em outras categorias que estão aguardando. Só não me façam dizer datas, porque tem que ter um suspense. As equipes estão estudando para, o quanto antes, fazermos novas convocações — mas aí é que entra a saúde fiscal do Estado”, ressaltou.
Durante a entrevista, conduzida pelo jornalista Everton Damasceno, Cameli confirmou que o concurso da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está em andamento e garantiu sua realização. “Estamos nos trâmites burocráticos. Mas afirmo que vai sair”, destacou.
O governador também assegurou que haverá convocação de candidatos do cadastro de reserva da Sesacre, principalmente em razão da inauguração da nova maternidade. “Vai ter, sim. Inclusive, vamos inaugurar a nova maternidade e vamos convocar novos servidores. Então, vai ter chamamento”, afirmou.
Por fim, Cameli anunciou que os aprovados no concurso do Idaf deverão ser chamados até fevereiro do próximo ano, embora ainda não tenha definido o número exato de vagas. “Vão ser convocados. Não tenho como dizer a quantidade, mas vão ser convocados”, concluiu.