Juruá Informativo

Apple perde líder de projeto de IA da Siri para a Meta

Apple perde líder de projeto de IA da Siri para a Meta

Ke Yang, líder do projeto de IA da Apple, deixa a empresa para ingressar na Meta, segundo Mark Gurman, da Bloomberg

Executivo da Apple responsável por IA tipo ChatGPT deixa empresa rumo à Meta (Imagem: gguy / Shutterstock)

Tudo sobre Apple

Tudo sobre Inteligência Artificial

A Apple enfrenta mais uma baixa em seu setor de inteligência artificial (IA). De acordo com informações publicadas por Mark Gurman, da Bloomberg, o executivo Ke Yang, responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de busca baseadas em IA dentro da empresa, está deixando o cargo para se juntar à Meta.

A saída ocorre poucas semanas após Yang ter sido nomeado líder da equipe Answers, Knowledge and Information (AKI), grupo encarregado de criar recursos que tornem a assistente virtual Siri mais parecida com o ChatGPT.

Apple expande produção no Vietnã e aposta em robôs e dispositivos para casas inteligentes
Apple perdeu executivo de IA para a Meta (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

A equipe AKI é uma das principais frentes do projeto de reformulação da Siri, previsto para março de 2026. O novo sistema deverá permitir que a assistente da Apple busque informações diretamente na web e execute comandos mais complexos, aproveitando dados pessoais do usuário. O objetivo é aproximar a Siri das ferramentas de busca com IA já populares, como o Google Gemini, o Perplexity AI e os modelos da OpenAI.

Segundo a reportagem de Gurman, o recurso Answers foi pensado para fortalecer a presença da Apple no mercado de busca impulsionada por inteligência artificial, setor que cresce rapidamente entre usuários de smartphones e computadores.

O projeto é resultado de um esforço conjunto entre os times de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (AIML) e a equipe de engenharia de software supervisionada por Craig Federighi. Dentro do AIML, Yang era considerado uma das figuras mais influentes no avanço das novas funções da Siri.

Yang teve grande relevância no avanço das novas funções da Siri (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Leia mais:

A saída de Ke Yang é mais uma entre várias ocorridas neste ano no grupo de IA da Apple. A divisão já havia perdido cerca de uma dúzia de pesquisadores ligados ao time Apple Foundation Models, incluindo o fundador e cientista-chefe Ruoming Pang, que também migrou para a Meta, agora empenhada na criação do Superintelligence Labs — uma nova equipe focada em modelos de inteligência artificial de ponta.

Outros nomes também deixaram a Apple recentemente:

Essas mudanças expõem a instabilidade dentro do setor de IA da Apple, que tenta acompanhar o ritmo acelerado de concorrentes, como OpenAI e Google. De acordo com a Bloomberg, a empresa de Cupertino também estaria entrevistando possíveis substitutos para John Giannandrea, atual vice-presidente sênior de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Meta anuncia novo data center de inteligência artificial em El Paso (Imagem: sitthiphong/Shutterstock)

Com a saída de Ke Yang, a equipe AKI passa a ser supervisionada por Benoit Dupin, responsável pela infraestrutura de aprendizado de máquina em nuvem da Apple.

Sair da versão mobile