Estudo da Universidade de Bristol mostra que publicar no X (ex-Twitter) durante a noite está associado a pior bem-estar mental e qualidade do sono

Imagem: DimaBerlin/Shutterstock

Tudo sobre Twitter

Publicar no X (ex-Twitter) durante a noite está associado a um pior bem-estar mental, segundo um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, publicado na Scientific Reports.

A pesquisa descobriu que a atividade noturna na plataforma explica cerca de 2% da variação no bem-estar dos participantes – um impacto comparável ao consumo excessivo de álcool (2,1%) ou ao uso de maconha (1,8%), segundo estudos anteriores.

Mulher usando celular em quarto escuro
Cientistas identificam relação entre tuítes noturnos, qualidade do sono e sintomas de ansiedade e depressão – Imagem: mikoto.raw Photographer/Pexels

Detalhes do estudo

  • Os pesquisadores sugerem que tuitar à noite pode prejudicar a qualidade e a duração do sono, resultando em menor bem-estar psicológico.
  • A relação com sintomas de depressão e ansiedade foi mais sutil, mas se intensificou em análises por idade e gênero.
  • O estudo também lembra que 74% dos adultos no Reino Unido mantêm o celular no quarto e um quarto deles o verificaria se acordasse durante a noite.

Leia mais:

Análise de mais de 18 mil postagens mostra que o hábito de usar redes sociais durante o sono está associado a maior estresse e menor qualidade de vida (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Necessidade de dosar uso noturno do X

As conclusões reforçam pedidos por mais orientação e limites ao uso noturno de redes sociais. O TikTok, por exemplo, já lançou a função Wind Down, que estimula os usuários a relaxarem antes de dormir.

Segundo o autor principal, Daniel Joinson, entender como comportamentos específicos – como postar à noite – afetam a saúde mental é essencial para desenvolver políticas e ferramentas que reduzam danos.

O estudo analisou 18.288 tuítes de 310 adultos britânicos entre 18 e 60 anos, medindo seu bem-estar com questionários padronizados.

Autores do estudo reforçam pedidos por limites no uso de redes sociais (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.