Estudo da Universidade de Bristol mostra que publicar no X (ex-Twitter) durante a noite está associado a pior bem-estar mental e qualidade do sono
Tudo sobre Twitter
Publicar no X (ex-Twitter) durante a noite está associado a um pior bem-estar mental, segundo um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, publicado na Scientific Reports.
A pesquisa descobriu que a atividade noturna na plataforma explica cerca de 2% da variação no bem-estar dos participantes – um impacto comparável ao consumo excessivo de álcool (2,1%) ou ao uso de maconha (1,8%), segundo estudos anteriores.

Detalhes do estudo
- Os pesquisadores sugerem que tuitar à noite pode prejudicar a qualidade e a duração do sono, resultando em menor bem-estar psicológico.
- A relação com sintomas de depressão e ansiedade foi mais sutil, mas se intensificou em análises por idade e gênero.
- O estudo também lembra que 74% dos adultos no Reino Unido mantêm o celular no quarto e um quarto deles o verificaria se acordasse durante a noite.
Leia mais:
- Por que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?
- Gosto metálico na boca? Veja o que a medicina tem a dizer
- O que é cegueira por desatenção e como ela afeta seu dia a dia?
Necessidade de dosar uso noturno do X
As conclusões reforçam pedidos por mais orientação e limites ao uso noturno de redes sociais. O TikTok, por exemplo, já lançou a função Wind Down, que estimula os usuários a relaxarem antes de dormir.
Segundo o autor principal, Daniel Joinson, entender como comportamentos específicos – como postar à noite – afetam a saúde mental é essencial para desenvolver políticas e ferramentas que reduzam danos.
O estudo analisou 18.288 tuítes de 310 adultos britânicos entre 18 e 60 anos, medindo seu bem-estar com questionários padronizados.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.