Atualização vale a partir de 2026 e retira modelos como Kardian e Basalt; Comfort também terá restrições e exigências mais rigorosas
A Uber anunciou mudanças nas categorias Black e Comfort, atualizando os modelos de carros aceitos na plataforma a partir de 2026.
A empresa retirou oito veículos da categoria Black, voltada a opções mais sofisticadas, com destaque para o Renault Kardian e o Citroën Basalt, que deixarão de ser aceitos em 5 de janeiro de 2026.

Modelos de fora das categorias Black e Comfort
- A lista de exclusões inclui ainda Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Híbrido, JAC J3 Turin e JAC iEV 40 – modelos elétricos e híbridos entre eles, apesar do alto valor agregado.
- Na categoria Comfort, o Renault Logan será removido definitivamente em 6 de julho de 2026, independentemente do ano de fabricação.
- Segundo a Uber, as mudanças resultam de pesquisas com usuários e da análise do mercado automotivo, priorizando critérios como espaço interno, ano e conforto, e não mais o tamanho do porta-malas.
Leia mais:
- Uber: passageiras poderão solicitar motoristas mulheres no app
- Como utilizar a função “Preço Fixo” na Uber
- Uber cobra mais dos clientes e paga menos aos motoristas, diz estudo
Outras regras foram atualizadas
A empresa também ajustou os anos mínimos de fabricação aceitos em modelos como Chevrolet Cobalt, Prisma, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage, que agora devem ser de 2018 ou 2019, enquanto Fiat Argo e Volkswagen Polo só serão aceitos se produzidos a partir de 2023.
Já no UberX, os limites variam conforme as regras municipais, sendo que veículos de 2015 ou anteriores podem ser desclassificados em cidades com regulamentações específicas.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.