Proprietários exigem compensação após pagarem até US$ 10 mil por um recurso que nunca foi entregue pela montadora

(Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)

Proprietários australianos da Tesla abriram uma ação coletiva contra a montadora, acusando-a de não cumprir promessas relacionadas ao recurso de “direção autônoma completa” (chamado também de Full Self-Driving ou FSD).

O processo, movido pela empresa de advocacia JGA Saddler, representa “milhares de australianos” que compraram modelos Tesla 3 e Y equipados com o hardware de terceira geração (HW3) antes de 2024 – e que, apesar de terem pago até US$ 10.100, nunca receberam o serviço prometido.

Foto de Elon Musk acima do logo da Tesla
Empresa de Elon Musk é acusada de enganar consumidores com marketing sobre tecnologia que ainda não funciona plenamente (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Elon Musk prometeu… e não cumpriu

  • A diretora da ação, Rebecca Jancauskas, afirmou para a News Corp Australia que a Tesla fez “promessas não cumpridas sobre segurança e desempenho”, com base em um marketing que “não condizia com a realidade”.
  • Desde 2016, a montadora garante que todos os carros saem de fábrica com o hardware necessário para a direção autônoma total, promessa reiterada por Elon Musk em 2019.
  • No entanto, em 2025 o próprio Musk reconheceu que veículos com HW3 exigem uma atualização completa – “dolorosa e difícil” – sem detalhar prazos ou custos.
tesla
Tesla prometeu que modelos mais antigos seriam compatíveis com sistema de direção autônoma, algo que não aconteceu na prática – Imagem: Tada Images/Shutterstock

Leia mais

Proprietários dos veículos expõem insatisfação

Os proprietários relatam frustração e longas esperas por um recurso que nunca foi ativado. A ação também menciona problemas como “frenagem fantasma” e autonomia de bateria inferior ao prometido.

Casos semelhantes já surgiram nos EUA e na China. Na Austrália, os advogados buscam compensação financeira para os consumidores que adquiriram ou alugaram Teslas entre maio de 2021 e fevereiro de 2025.

tesla
Ação coletiva australiana acusa empresa de propaganda enganosa e cobra reparação financeira – Imagem: Potashev Aleksandr/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.