Drone gigante da Lockheed Martin dispensa pista para pouso

Bandeira dos Estados Unidos

Tudo sobre Estados Unidos

A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, revelou sua futura família de aeronaves Nomad menos de um ano após realizar testes de um novo sistema aéreo não tripulado (UAS) de asa soprada por rotor, de decolagem e pouso vertical (VTOL). O design do propulsor duplo combina a versatilidade de um helicóptero com a velocidade e o alcance de um avião de asa fixa, segundo a empresa.

Uma aeronave Nomad pode decolar, pairar e pousar verticalmente, além de voar em cruzeiro por longos períodos. Os drones são operados pela tecnologia de autonomia MATRIX da Sikorsky e utilizam predominantemente propulsão híbrido-elétrica, enquanto as versões maiores contarão com um sistema de transmissão convencional.

“A família Nomad de drones resultante será uma aeronave adaptável, capaz de ir a qualquer lugar e independente de pista, capaz de realizar missões terrestres e marítimas em organizações de defesa, segurança nacional, silvicultura e civis”, disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky. “Os Nomads são um multiplicador de forças, complementando as missões de aeronaves como o Black Hawk para manter a vantagem estratégica no Indo-Pacífico e em regiões mais amplas.”

voo drone
UAS Nomad são projetados para reconhecimento, ataque leve, logística de disputas (Imagem: Lockheed Martin/Divulgação)

O que esperar da nova família?

  • Os UAS Nomad são projetados para reconhecimento, ataque leve, logística de disputas;
  • A família Nomad pode ser dimensionada de um UAS do Grupo 3 (25 kg a 600 kg) até o Grupo 4/5 (600 kg ou mais);
  • A família Nomad é movida por sistemas de transmissão híbrido-elétricos com baixo consumo de combustível, com versões maiores apresentando um sistema de transmissão convencional.

“O Nomad representa novos avanços para a próxima geração de drones autônomos e de longa duração”, disse Dan Shidler, diretor de Programas Avançados. “Estamos agindo com base no feedback do Pentágono, adotando uma abordagem rápida e criando uma família de drones que podem decolar e pousar em praticamente qualquer lugar e executar a missão – tudo de forma autônoma e nas mãos de soldados, fuzileiros navais, marinheiros e aviadores.”

drone nomad
Tecnologia MATRIX é um sistema aberto que permite integração com aeronaves de asa rotativa e fixa (Imagem: Lockheed Martin/Divulgação)

Leia mais:

Tecnologia própria

A tecnologia MATRIX é um sistema aberto que permite integração com aeronaves de asa rotativa e fixa, combinando componentes de software e hardware para permitir voos autônomos em ambientes com muitos obstáculos. O MATRIX já foi demonstrado em diversas aplicações, incluindo combate aéreo a incêndios, reabastecimento logístico e mobilidade aérea avançada. 

O design agnóstico de plataforma oferece suporte a vários veículos, permitindo a adaptação da missão. Além disso, reduz o custo do ciclo de vida e o custo operacional por hora de voo, de acordo com a empresa. O sistema é considerado fundamental para a frota de helicópteros Black Hawk do Exército dos EUA.

helicoptero matrix
Helicóptero Black Hawk, opcionalmente pilotado, voa com uma carga suspensa em modo de autonomia total (Imagem: Lockheed Martin/Divulgação)

Em março, a Sikorsky anunciou o teste de voo prolongado bem-sucedido de seu protótipo Nomad 50, com envergadura de 3,2 metros. Atualmente, a empresa está construindo sua aeronave Nomad 100: uma variante do Grupo 3, com envergadura de 5,5 metros, com primeiro voo previsto para os próximos meses.