Você trocaria viagens curtas de carro, como levar os filhos à escola, por uma bicicleta elétrica de carga? Pesquisa publicada na revista Geoforum mostra que essas e-bikes estão ganhando espaço como uma alternativa real para trajetos curtos.
Além de reduzir emissões e congestionamentos, essas bicicletas elétricas podem transformar o transporte familiar e incentivar uma mudança cultural ao tornar o ciclismo mais prático, inclusivo e conectado às comunidades.

Bicicletas elétricas de carga permitem maior interação entre os usuários
Pesquisadores de universidades da Holanda e do Reino Unido acompanharam 49 famílias que testaram bicicletas elétricas de carga para entender como elas eram usadas no dia a dia.
De acordo com o site TechXplore, o estudo mostrou que essas bicicletas vão além de substituir o carro: elas ajudam a criar novos hábitos, aproximam as pessoas e fortalecem o vínculo com a comunidade.
O estudo concluiu que:
- As famílias usaram as bicicletas para tarefas comuns, como levar crianças à escola, fazer compras e ir ao trabalho — funções normalmente feitas de carro.
- As bicicletas permitem levar crianças ou outros passageiros, tornando o passeio uma experiência compartilhada.
- Quem usou relatou sentir-se mais próximo da vizinhança e das pessoas ao redor.
- Alguns usuários ainda acharam estranho pedalar em algo diferente ou se preocuparam com a segurança dos filhos.
Este estudo mostra que as bicicletas elétricas de carga são mais do que uma novidade. Elas podem se encaixar no cotidiano familiar.
Clara Glachant, principal autora do estudo, ao TechXplore.
Para ela, as bicicletas “podem reformular as ideias sobre quem pertence à rua e quem tem direito ao espaço”, contribuindo para a redução de um “sentimento anticiclista” e para a adoção do “transporte sustentável”.

Quem pode se beneficiar pelo uso das bicicletas elétricas de carga?
O projeto ELEVATE (ELEctric Vehicles for Active and Digital TravEl) é uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, para entender como veículos elétricos leves, como as bicicletas elétricas de carga, podem melhorar o dia a dia das pessoas.
Leia mais:
- Transporte urbano reinventado: a e-bike holandesa Urban Arrow Breeze
- Esta bicicleta elétrica se adapta a você: tamanho e acessórios conforme sua necessidade
- Essa e-bike pode te levar bem longe (e a quase 50 km/h!)
Seu objetivo é descobrir quem mais se beneficia desse tipo de transporte, como ele afeta o meio ambiente e a saúde, e de que forma pode mudar hábitos e costumes nas viagens curtas.
Para o professor Ian Philips, que lidera o projeto, “o trabalho de Clara nos ajuda a entender melhor como as bicicletas elétricas de carga se encaixam na vida cotidiana em termos de cultura, percepções e identidades em torno das viagens ativas”.

Viagens mais sustentáveis e rápidas
Além disso, para a professora Charlotte Deane, presidente executiva do Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC), “novos designs de bicicletas elétricas de carga estão tornando-as mais práticas e acessíveis, ajudando as famílias a substituir viagens curtas de carro”, o que contribui para reduzir congestionamentos e poluição, além de tornar o ciclismo mais acessível para mulheres e crianças.
Com o avanço das pesquisas e o aumento da adoção das bicicletas elétricas de carga, especialistas acreditam que esse tipo de transporte pode marcar uma nova etapa na mobilidade urbana — mais sustentável, acessível e voltada para o bem-estar coletivo.