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Como saber sempre que alguém logar no seu PC Windows

Como saber sempre que alguém logar no seu PC Windows

Para aqueles usuários do Windows 11 que estão preocupados com acesso não autorizado ao seu PC, ou que simplesmente desejam um registro de quem está usando seu sistema, receber um alerta sempre que alguém logar no seu PC pode ser uma solução interessante.

Embora esse recurso não esteja integrado ao Windows 11, a configuração via scripts e o Agendador de Tarefas pode oferecer tranquilidade àqueles que suspeitam de uso impróprio de sua máquina.

Como receber um e-mail de alerta sempre que alguém logar no seu PC Windows

Para famílias, com um computador compartilhado entre várias pessoas, ou ambientes empresariais, onde a privacidade é essencial, receber uma notificação instantânea de login é uma ferramenta eficaz para identificar acessos não autorizados em tempo real. 

Homem utilizando um notebook com Windows 11 em uma mesa de madeira
(Imagem: rawf8/Shutterstock)

Essa funcionalidade também se adapta a situações cotidianas, como quando você viaja e deixa o computador em um quarto na hospedagem, ou precisa verificar à distância se houve acessos. Seja para proteger informações sensíveis ou garantir que ninguém esteja mexendo no seu computador sem permissão, essa abordagem oferece maior controle sobre a segurança do dispositivo.

O alerta complementa os registros de segurança já presentes no Windows, como a auditoria no Visualizador de Eventos, permitindo que até usuários menos experientes detectem possíveis ameaças de forma rápida e simples, sem depender exclusivamente de sistemas complexos de monitoramento.

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Pontos de atenção antes de configurar a funcionalidade no seu PC

O script de notificação é totalmente configurável pelo usuário, permitindo personalizar a mensagem, o destinatário e até as condições em que os alertas são enviados – por exemplo, quando alguém faz login com sucesso ou quando várias tentativas forem feitas. Além disso, é possível restringir os alertas a determinados horários ou contas, oferecendo um controle detalhado.

Imagem: Thx4Stock team/Shutterstock

No entanto, é importante estar atento às limitações de provedores de e-mail, como Gmail e Outlook, que podem bloquear ou marcar como spam os e-mails automáticos enviados por scripts.

Além disso, se o sistema tiver muitos usuários realizando login, é possível que o endereço de e-mail de notificação seja bloqueado, por conta do envio frequente de mensagens em curto intervalo de tempo. Vale também ressaltar que é necessário ter conexão com a internet para que o e-mail seja enviado.

Primeiro passo para configurar alertas de login

O principal elemento deste sistema de alerta é um script PowerShell, que envia um e-mail sempre que é acionado. Para isso, crie um script que utilize o cmdlet (comando nativo do Microsoft PowerShell) Send-MailMessage para enviar um e-mail. Você pode utilizar o script abaixo, inserindo suas informações entre aspas:

# Email Settings  $smtpServer = "seuemail@servidor.com"  $smtpPort = "587"  $smtpUser = "[email]seuemail@servidor.com[/email]"  $smtpPass = "senhadoseuemail"  $toEmail = "[email]destinatario@servidor.com[/email]"  $subject = "Alerta de Login - $env:NOMEDOCOMPUTADOR"  $body = "Um novo login foi detectado no computador: $env:USUARIO em $(Get-Date)"  # Send Email  $msg = New-Object System.Net.Mail.MailMessage $smtpUser, $toEmail, $subject, $body  $smtp = New-Object Net.Mail.SmtpClient($smtpServer, $smtpPort)  $smtp.EnableSsl = $true  $smtp.Credentials = New-Object System.Net.NetworkCredential($smtpUser, $smtpPass)  $smtp.Send($msg)
Como saber sempre que alguém logar no seu PC Windows – Passo 1 (Olhar Digital)

Basta colar o script acima no Bloco de Notas e inserir as suas informações nos campos indicados. Na barra de menus do Bloco de Notas, selecione Arquivo > Salvar como. Então, na janela Salvar como, escolha a pasta na qual deseja salvar o arquivo. No campo Tipo, escolha “Todos os arquivos”. Em seguida, dê um nome simples, como “alertadeemail” e clique em “Salvar”.

Passo a passo para ativar alertas de login

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Com o script pronto, utilize a barra de tarefas para buscar o Agendador de Tarefas e abra o programa. Na janela, clique em “Criar tarefa”.

  2. Dê um nome para a nova tarefa, como “Alerta de login por e-mail”. Nas opções de configuração, selecione “Executar estando o usuário conectado ou não” e “Executar com privilégios mais altos”.

  3. No menu superior, clique em Disparadores > Novo. Defina o disparador do alerta como “Ao fazer logon” e especifique “Qualquer usuário” se quiser ser notificado sobre todos os logins, ou selecione uma conta específica se estiver interessado apenas em uma. Clique em “OK”.

  4. Mais uma vez no menu superior, clique em Ações > Novo. Defina “Iniciar um programa”, com o programa sendo powershell.exe e argumentos referenciando seu script, como: ExecutionPolicy Bypass -File “C:Scriptsalertadeemail”

  5. Clique em “OK” e salve a tarefa, inserindo suas credenciais de administrador conforme solicitado. Depois disso, o script será executado automaticamente. 

Aviso de segurança

Armazenar a senha do seu e-mail em texto simples dentro de um script representa um risco de segurança relevante. Caso alguém tenha acesso ao arquivo, poderá comprometer toda a conta atrelada ao endereço de e-mail.

Para mitigar esse problema, alguns usuários criam e-mails específicos apenas para alertas de login ou configuram permissões de acesso mais rigorosas no arquivo. Fique atento, pois esse tipo de vulnerabilidade é alertado pela documentação da Microsoft, sendo altamente desaconselhável.

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