Tudo sobre Aplicativos
Você sabe como identificar que um determinado aplicativo não serve mais para se manter instalado em seu dispositivo? Na sequência deste conteúdo, confira alguns indícios de que está na hora de desinstalar determinados softwares do celular.
6 ‘red flags’ que mostram que é hora de desinstalar um app
Há indícios que você consegue notar facilmente, mas existem alguns que precisam de um pouco mais de atenção. Veja a lista a seguir e saiba se tem app que deve ser desinstalado de seu celular.
1. Sem alternativa para remover anúncios

Alguns aplicativos, principalmente os gratuítos, contêm anúncios, como vídeos curtos ou até mesmo banners ocasionais. O problema é que há programas que trazem propagandas em excesso ocupando a tela inteira, impedindo a realização de tarefas e até levando o usuário para diferentes páginas na web. Vale destacar ainda que esse tipo de app consome bastante dados móveis e bateria do dispositivo. Isso prejudica a experiência do usuário.
Nesse caso, vale conferir se há alguma maneira de removê-los. Se não houver, a melhor solução pode ser deixar de utilizá-lo e buscar outro software que entregue o que você deseja sem diversos anúncios.
2. Avaliação negativa nas lojas de aplicativos
Há algum aplicativo que está apresentando travamentos, muitos anúncios ou falhas em seu celular? Pegue alguns minutos do seu dia e entre em lojas de aplicativos para ver qual a avaliação dele. Essa é uma forma eficaz de descobrir se o problema é pontual e se o app realmente não serve mais para ser utilizado.
No momento de fazer essa análise, foque nos comentários recentes e veja se os problemas estão sendo solucionados pela desenvolvedora do app. Caso haja muitas reclamações sem medidas positivas da empresa, vale a pena desinstalá-lo e buscar outra opção de app.
3. Interface ultrapassada
Caso o app tenha um visual desatualizado, com itens desalinhados e ícones pixelados, ligue o alerta, pois esse é um sinal de que os desenvolvedores não se importam com a experiência do usuário, já que não se dedicaram a manter o software com uma interface moderna.
Esse é um fato muito importante também porque conforme o Android e o iOS vão sendo atualizados, as empresas de apps devem realizar adaptações em relação ao design e funcionamento de seus apps.
Além disso, apps desatualizados podem deixar brechas de segurança e apresentar falhas de compatibilidade. Se for esse o caso, vale desinstalá-lo.
4. Solicitar contas para ações simples
Imagem: Solen Feyissa / Unsplash
Se você instala em seu celular um aplicativo que para entregar os serviços necessários, deve sincronizar informações ou até mesmo manter o histórico do usuário, criar uma conta é algo muito útil.
Todavia, se esse cadastro precisa ser feito em apps que entregam apenas ações simples, ligue o alerta, pois seus dados podem estar sendo utilizados para anúncios segmentados ou até mesmo vendidos a terceiros. Se notar que é realmente essa a intenção, desinstale-o.
Leia mais:
- Como remover aplicativo que não sai do celular Android
- Como desinstalar apps no iPhone com iOS 18.5
- 7 sinais de que a memória RAM do seu PC é insuficiente
5. Download feito fora da Apple Store ou Google Play
Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock
Se você baixou algum aplicativo no formato APK ou utilizando links externos, saiba que está colocando a sua segurança em risco, pois ele geralmente não passa por um processo minucioso de verificação de vírus, funções ocultas para roubar dados e spyware.
Esse tipo de app também não recebe atualizações automáticas, ou seja, fica mais vulnerável a invasões e outros problemas de segurança. Então, se você baixou um programa dessa forma, o ideal é retirá-lo de seu smartphone.
6. App incompatível com a proporção do seu aparelho
É essencial que o app seja compatível com as variadas resoluções e proporções dos smartphones, pois se não tiver essa compatibilidade, muito provavelmente ele irá apresentar uma série de problemas, como imagens distorcidas, textos cortados e outras coisas que afetam a sua usabilidade.
Isso também é um indício de que o app não recebe atualizações com frequência e pode ter uma série de problemas já citados em relação à segurança. Dessa forma, não é válido deixá-lo em seu dispositivo.