Você sabia que há pessoas que desligam seus roteadores e modens de Wi-Fi com uma certa frequência? Essa ação tem como objetivo garantir que a rede mantenha sua qualidade de funcionamento e que possíveis falhas sejam corrigidas. Além disso, muitas vezes basta ficar offline por alguns segundos. No entanto, há quem opte por desligar o aparelho toda noite.
Antes de ver os motivos para desligar o Wi-Fi, saiba que a melhor forma não é desconectá-lo da tomada, mas sim verificar se há um aplicativo móvel disponibilizado pelo fabricante. Se tiver, provavelmente por meio dele é possível reiniciar o software diretamente.
Leia mais:
- Como impedir que um aplicativo tenha acesso à internet?
- Como resetar o roteador da sua casa [Todas as marcas]
- Como configurar roteador Multilaser pelo PC e celular
Caso seja necessário realizar o processo físico, primeiramente tire o modem da tomada, se ele não estiver junto do roteador. Depois, retire o roteador Wi-Fi e espere cerca de 30 segundos. Em seguida, ligue o modem novamente e aguarde até que a luz de status fique verde ou branca. Por fim, conecte o roteador.

É importante que você saiba que não existe uma regra em relação à frequência com que você precisa desligar o Wi-Fi. No entanto, fazer isso todos os dias é uma prática um tanto desnecessária, pois falhas não aparecem com grande frequência. Tente fazer isso uma vez por mês.
3 motivos para desligar o Wi-Fi do roteador de vez em quando
Os roteadores são equipamentos com processadores e softwares integrados responsáveis pelo gerenciamento das configurações e pela execução de diversos processos rotineiros em segundo plano, com os quais você não precisa se preocupar.
Entre as atividades estão a criptografia, acesso remoto, priorização de tráfego e gerenciamento de usuários. Por conta disso, ele pode sofrer com alguns bugs ocasionalmente. Então, a reinicialização pode ajudar a corrigi-los.
1. Limpeza dos dados armazenados em cache
Ao promover a limpeza dos dados armazenados em cache e forçar os processos a reiniciarem suas ações do zero, você ajuda o sistema a corrigir possíveis bugs.
2. Melhora do desempenho
O processo ajuda a solucionar problemas de congestionamentos locais na sua rede. Além disso, há a chance de ser estabelecida uma nova conexão com o seu provedor de internet (ISP), o que pode tornar a sua rede mais estável e, consequentemente, melhorar o desempenho.
3. Pode gerar uma atualização de software em seu roteador
Apesar de serem raras e dependerem do modelo do seu roteador, as atualizações podem ajudar a corrigir erros de segurança e outros problemas capazes de afetar o desempenho e até a compatibilidade do equipamento.