Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, está em missão nos municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter, no Vale do Juruá, como parte das ações da Operação Guardião dos Biomas. A visita técnica, realizada nesta quinta-feira, 9, busca reforçar as estratégias de combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais e demais crimes ambientais.
A comitiva é liderada pelo coronel Jobim, coordenador-geral de Fronteiras do Ministério da Justiça, e conta com o apoio do comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e de um oficial do Corpo de Bombeiros. Em Cruzeiro do Sul, eles foram recebidos pelo coordenador da Sejusp no Juruá, major Clélio Moura Pinto, e pelo comandante da PM na região, major Abraão, que acompanharam a visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e à base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Tratamos do contexto da Operação Guardião dos Biomas. O Bombeiro aborda especificamente a parte das queimadas, enquanto a Polícia Militar atua tanto no combate ao desmatamento quanto nas queimadas, por meio do nosso pelotão ambiental”, explicou o major Abraão.
Segundo o major Pinto, além de verificar as ações em andamento na região, a equipe também realizou capacitações em Porto Walter, fortalecendo as estratégias locais de enfrentamento às queimadas.
“A equipe veio fazer uma visita no geral, avaliar a situação da Operação Biomas e da Operação Queimadas aqui no Juruá. Eles também conheceram as estruturas do CICC e do Ciopaer, além de atuarem na formação de pessoal em Porto Walter”, concluiu.
A Operação Guardião dos Biomas é uma iniciativa nacional que atua nos seis biomas brasileiros, integrando diferentes forças de segurança e órgãos ambientais com o objetivo de conter a devastação ambiental, promover a preservação dos recursos naturais e responsabilizar autores de crimes contra o meio ambiente.