O projeto Vozes e Imagens: Formação Artística para Diversidade está promovendo formação gratuita em artes cênicas para indígenas e quilombolas. A iniciativa vai realizar cinco oficinas de formação teatral, entre 13 de outubro a 19 de dezembro, no Centro Educacional Gisno e na UnB – Faculdade de Planaltina (FUP). São ofertadas 150 vagas.
As aulas unem formação prática e reflexão crítica, dialogando com autores que inspiram o cruzamento entre tradição, crítica social e inovação estética.
Cada inscrito deverá escolher no máximo três oficinas para participar, levando em conta os interesses pessoais e habilidades que queira aprimorar em cinco áreas básicas na formação teatral: dramaturgia, corpo, cenografia, direção e produção cultural.
As oficinas serão ministradas por integrantes do Coletivo Poéticas da Meia Noite, grupo teatral que reúne artistas brasilienses e baianos. As aulas contarão com intérprete de Libras, audiodescrição, monitor de acessibilidade, e materiais adaptados.
O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e o Ministério da Cultura. Clique aqui e inscreva-se.
Veja o cronograma:
Centro Educacional Gisno (Plano Piloto)
13 a 24 de outubro: Teias de Narrativas (Dramaturgia) – escrita de narrativas a partir de memórias e tradições;
27 de outubro a 7 de novembro: Corpo e Movimento Cultural (Corpo) – redescoberta da ancestralidade e valorização do corpo;
UnB – Faculdade de Planaltina (FUP)
10 a 21 de novembro: Espaços de Criação (Cenografia) – integração estética e criação de cenários, objetos e imagens visuais;
24 de novembro a 5 de dezembro: Olhares que Narram (Direção) – liderança criativa e organização das narrativas em cena;
8 a 19 de dezembro: Raízes e Rituais (Produção Cultural) – estruturação de projetos artísticos, sustentabilidade e circulação.