Nova estrutura adapta-se a ataques cibernéticos e oferece uma proteção rápida e precisa para redes dinâmicas
Um aluno de doutorado da Universidade de Portsmouth, Hadiseh Rezaei, criou uma estrutura inovadora chamada FedLLMGuard, projetada para aumentar a segurança das redes 5G, que são cada vez mais usadas em serviços inteligentes, como saúde, finanças e comunicação.
O 5G transmite grandes volumes de informações rapidamente, mas sua natureza dinâmica e o constante compartilhamento de dados tornam essas redes altamente vulneráveis a ataques cibernéticos.

Sistema detecta problemas em tempo real
- O FedLLMGuard combina grandes modelos de linguagem, capazes de entender padrões e contexto, com aprendizado federado, que permite que a IA aprenda com múltiplas fontes sem expor informações privadas.
- Essa combinação cria um sistema que detecta anomalias em tempo real, se adapta a novas ameaças e protege a privacidade de dados de forma contínua.
- Testes demonstraram que o sistema superou modelos tradicionais, alcançando 98,64% de precisão na identificação de ameaças e tempo de resposta inferior a 0,02 segundos, sendo eficaz contra ataques furtivos, em larga escala e tentativas de manipulação de dados.
Leia mais:
- Primeira ferrovia 5G do mundo entra em operação
- 5G pode afetar pousos e decolagens, mas cientistas oferecem solução
- Do tamanho de uma unha, chip 6G promete internet 10 mil vezes mais rápida que 5G

Aplicação em diversas áreas
O projeto foi desenvolvido no Centro de Inteligência Artificial e Dados da Universidade de Portsmouth (PAIDS), criado em 2025, que visa gerar soluções inovadoras para saúde, educação, segurança cibernética e marketing digital.
Rezaei afirma que o FedLLMGuard funciona como um “segurança superinteligente”, aprendendo continuamente e oferecendo uma proteção escalável e eficiente para o crescente ecossistema de redes 5G.
O estudo sobre o sistema foi publicado na Computer Networks.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.