O Complexo Penitenciário de Rio Branco foi alvo, na manhã desta quarta-feira (8), de uma nova operação integrada da Polícia Penal, voltada à inspeção e à avaliação das condições estruturais dos espaços de convivência dos detentos. A ação contou com o reforço do efetivo recentemente incorporado à corporação.

A ação contou com o reforço do efetivo recentemente incorporado à corporação: Foto: Ascom
De acordo com informações do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a iniciativa integra um conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança e aprimorar a rotina interna das unidades prisionais do estado.
O presidente do Iapen, Marcos Franck, ressaltou que as operações têm ocorrido com frequência, fruto de uma parceria permanente entre o órgão e a Polícia Penal, visando maior controle e estabilidade dentro dos presídios.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública também participou da operação. O titular da pasta, coronel Gaia, acompanhou pessoalmente a ação ao lado das equipes táticas, do Grupo Especial de Fronteira (Gefrô) e de agentes penitenciários.
Segundo as autoridades, o conjunto dessas ações tem reduzido irregularidades e fortalecido o controle do sistema prisional acreano.
“O sistema penitenciário tem apresentado uma evolução, uma contenção. Quero parabenizar toda a gestão e os policiais penais que, diariamente, atuam na normalização do sistema”, destacou a coordenação da operação.
Veja as imagens da ação: