Investidores apostam que Elon Musk revelará um novo modelo — possivelmente o aguardado carro de preço acessível da montadora

Imagem: Tada Images/Shutterstock

A Tesla anunciou nesta terça-feira (7) uma nova versão de sua tecnologia de direção autônoma supervisionada, mas os investidores esperam algo mais ambicioso.

A expectativa foi alimentada por teasers divulgados no fim de semana, com imagens misteriosas e a data “10/7”, o que levou as ações da empresa a subir 5% na última segunda-feira.

tesla
Elon Musk atiça mercado com promessa de “revelação” da Tesla – Imagem: Taner Muhlis Karaguzel/Shutterstock

Carro de preço acessível a caminho

  • A revelação pode envolver o carro de menor custo prometido por Elon Musk ou o novo Roadster, esportivo que o bilionário menciona desde 2017, mas que nunca chegou à produção.
  • A Tesla não lança um modelo totalmente novo desde o Cybertruck, sua picape de aço angular apresentada em 2019 e distribuída no fim de 2023.
  • O Cybertruck, contudo, é um veículo que já enfrentou vários recalls e não alcançou a popularidade dos modelos 3 e Y.

Leia mais

Tesla lança nova geração de direção autônoma, mas suspense continua – Imagem: Stock all/Shutterstock

Tesla em busca de recuperação

Com as vendas em queda há vários trimestres, Musk tenta redirecionar o foco para o futuro da empresa como líder em robótica e veículos autônomos.

Ainda assim, promessas como os robotáxis totalmente automatizados e os robôs humanoides Optimus continuam longe de se concretizar, enquanto concorrentes como Waymo, Baidu e Agility Robotics já avançam em testes e vendas.

Apesar dos desafios, a Tesla viu suas ações subirem 40% no terceiro trimestre, impulsionadas em parte pela compra de US$ 1 bilhão em ações feita pelo próprio Musk, após um início de ano marcado por perdas e incertezas.

Montadora tenta recuperar prestígio após meses de queda em suas vendas – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.