Passarela Joaquim Macedo terá acesso ao Mercado Velho liberado até 15 de outubro

A confirmação foi feita nesta terça-feira (7) por Sula Ximenes, presidente do Deracre

As obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco, avançam em ritmo acelerado e prometem liberar o acesso ao entorno do Mercado Velho até o próximo dia 15 de outubro. A confirmação foi feita nesta terça-feira (7) por Sula Ximenes, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), durante uma visita técnica ao local.

Outra etapa já concluída foi a compactação do solo: Foto/Reprodução

Atualmente, os serviços se concentram em diferentes trechos da estrutura, com atenção redobrada à estabilidade e à segurança dos pedestres que utilizam a passarela diariamente. Um dos marcos recentes da obra foi a conclusão da viga que dá sustentação à base, além do reforço dos pilares que compõem o alicerce principal da ponte.

Outra etapa já concluída foi a compactação do solo, essencial para garantir firmeza ao terreno e permitir a continuidade das intervenções na parte superior da passarela. Nesse ponto, já está sendo montado o suporte estrutural que dará sustentação ao tabuleiro – parte onde ocorre o tráfego de pessoas.

O cronograma prevê ainda a execução do sistema de drenagem e o preenchimento com aterro da área frontal ao calçadão do Mercado Velho, o que vai melhorar o escoamento da água da chuva e aumentar a segurança tanto para pedestres quanto para comerciantes locais.

Uma das ações que contribuiu para otimizar o andamento da obra foi a mudança do canteiro de obras para um novo ponto estratégico. A realocação ajudou a reorganizar o fluxo no entorno da passarela, tornando os trabalhos mais seguros e eficientes.

Após a reabertura do acesso ao público, os serviços entrarão na fase final, com foco no reforço das estruturas metálicas da passarela. Segundo o governo estadual, a iniciativa reforça o compromisso com a valorização dos espaços urbanos e com a oferta de infraestrutura segura e moderna à população de Rio Branco.