Olhar Digital > Pro > IBM e Anthropic anunciam parceria focada em IA corporativa
Modelos Claude serão incorporados aos produtos da IBM, reforçando a expansão da startup no mercado corporativo
Tudo sobre Inteligência Artificial
A IBM anunciou uma parceria estratégica com a Anthropic para integrar os modelos de linguagem Claude em seus produtos de software corporativo.
O primeiro a receber a tecnologia será o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da IBM, atualmente em fase de testes com um grupo restrito de clientes.
Além da integração tecnológica, as empresas lançarão um guia conjunto sobre como criar, implementar e manter agentes de IA empresariais de forma segura e eficiente. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.

Leia Mais:
- Anthropic lança IA para monitorar conversas sobre armas nucleares
- Anthropic testa extensão do Claude com IA integrada ao Chrome
- Anthropic quer usar suas conversas para treinar o Claude – mas tem como impedir
Foco no mercado corporativo
- A parceria reforça o foco da Anthropic no mercado corporativo, especialmente após o lançamento do Claude Enterprise em setembro de 2024.
- Nesta semana, a empresa também anunciou um acordo com a Deloitte, que usará o Claude em sua força de trabalho global de 500 mil funcionários.
- Esta parceria se consolida como a maior implementação corporativa da startup até agora.
Claude em alta no mundo empresarial
Segundo um estudo da Menlo Ventures, publicado em julho, o Claude já é o modelo de IA preferido por empresas, superando inclusive os da OpenAI, cuja presença no setor vem diminuindo desde 2023.
A colaboração com a IBM consolida a posição da Anthropic como principal concorrente da OpenAI na corrida pela adoção de IA generativa em larga escala.
Recentemente, a Anthropic também anunciou o início de um programa piloto para levar seu agente de inteligência artificial (IA), o Claude, diretamente ao navegador Google Chrome.
Com isso, agente de IA pode executar tarefas no navegador do Google, como preencher formulários, clicar em botões e até interagir com páginas em nome do usuário. Leia mais sobre isso aqui.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.