Calçado foi criado a partir de esparto, uma gramínea típica da região, e teria sido “roubado” pelo arbutre

Imagem: Antoni Margalida

O que era para ser uma análise de um ninho de abutre encontrado em uma caverna no sul da Espanha se tornou uma descoberta impressionante. No local, pesquisadores identificaram um calçado que data da Idade Média.

Segundo a equipe, além do sapato de 750 anos, foram localizados outros artefatos históricos, incluindo pedaços de couro, tecido e barbante. Todos eles estão em perfeitas condições, tendo sido preservados por séculos.

Objeto foi encontrado em ninho do abutre-barbudo (Imagem: Ecology)

Ninhos se tornaram museus naturais

  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Ecology.
  • Segundo Antoni Margalida, ecologista do Instituto de Ecologia dos Pirenéus (CSIC), na Espanha, e coautor do trabalho, “esses ninhos são autênticos museus naturais”.
  • No total, foram analisados 12 ninhos de abutre-barbudo (Gypaetus barbatus).
  • A ave de rapina é conhecida por reutilizar espaços ao lado de penhascos ao longo de gerações, criando moradias compostas de camadas de ossos, grama, galhos e outros materiais.

Leia mais

Quase 10% dos objetos utilizados pelas aves nos ninhos eram artefatos humanos (Imagem: Ecology)

Abutres “roubaram” calçado e outros objetos

Os itens encontrados nos ninhos eram, na sua maioria, ossos e cascas de ovos de outros animais. Mas quase 10% dos objetos utilizados pelas aves eram, na verdade, artefatos compostos por humanos, incluindo uma seta de besta, 72 peças de couro, 129 de tecido e o sapato.

O calçado foi feito a partir de esparto, uma gramínea típica da região e usada há milhares de anos para confeccionar proteção para os pés em função de permitir uma sola flexível. Análises revelaram que o objeto tem quase 750 anos.

Sapato, fragmento de cesta e um pedaço de couro de ovelha são exemplos de objetos encontrados no local (Imagem: Antoni Margalida)

Segundo Antoni Margalida, os restos de origem humana provavelmente foram coletados pela espécie durante esse período. As descobertas sugerem que os abutres estavam “roubando” sapatos de camponeses desavisados do século XIII.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.