Hackers exploram falha de dia zero na Oracle, enviam e-mails de extorsão e colocam dados de clientes e executivos em risco
Um grupo de hackers está explorando uma falha no software empresarial da Oracle para roubar informações pessoais, afirma o TechCrunch.
O ransomware Clop está ligado a uma série de e-mails que ameaçam divulgar dados roubados de clientes que utilizam o Oracle E-Business Suite. Uma vulnerabilidade de dia zero foi utilizada pelos invasores.

Campanha de extorsão visa altos executivos de grandes empresas.
Em uma nota publicada recentemente, Robert Duhart, diretor de segurança da Oracle, procurou tranquilizar os clientes e afirmou que a empresa estava lançando um novo patch de segurança para corrigir a vulnerabilidade. Duhart também pediu aos clientes que atualizem a suíte o mais rapidamente possível.
A seguir, os principais pontos sobre o ataque:
- Hackers exploram falha de dia zero no Oracle E-Business Suite.
- Ransomware Clop envia e-mails de extorsão a executivos de grandes empresas.
- Vulnerabilidade registrada como CVE-2025-61882, explorável sem login.
- Oracle lançou patch de segurança e orienta atualização imediata.
- Falha permite invasores controlarem o Processamento Concorrente da plataforma.
- Milhares de empresas podem ter dados de clientes e RH comprometidos.
- Grupo Clop já realizou ataques similares e retomou campanhas desde 29 de setembro.
O alerta de segurança também forneceu indicadores de comprometimento, que ajudam as equipes de segurança das empresas afetadas a identificar evidências de invasão. A falha permite que um invasor assuma o controle do recurso de Processamento Concorrente da Oracle Business Suite.
Milhares de clientes da Oracle foram impactados
Como milhares de empresas em todo o mundo usam a plataforma para administrar seus negócios, incluindo dados de recursos humanos e de clientes, é possível que milhões de dados tenham sido acessados e sequestrados.
Leia mais:
- Vulnerabilidade expõe SMS e MMS em smartphones OnePlus
- Falha em rastreadores Tile pode expor localização de milhões de usuários
- Novo controle parental do ChatGPT pode ser burlado com facilidade
O Clop vem enviando e-mails de extorsão para várias vítimas desde a última segunda-feira (29 de setembro).
Charles Carmaka, diretor de tecnologia da Mandiant, unidade de resposta a incidentes do Google, comentou sobre a situação em post no LinkedIn.
Carmaka explica que o Clop já havia explorado outras vulnerabilidades da plataforma da Oracle, permitindo que hackers roubassem dados de diversas organizações há poucos meses.
O novo ataque mostra que, apesar da Oracle ter divulgado anteriormente que alguns executivos de empresas clientes “receberam e-mails de extorsão”, as vulnerabilidades haviam sido identificadas e corrigidas, o que indicava que a campanha de extorsão havia sido controlada. No entanto, com o bug de dia zero recém-identificado, hackers continuaram explorando possíveis falhas na plataforma da Oracle.
Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.