Na manhã desta segunda-feira (6), o governo do Acre realizou a posse de 163 novos policiais penais e 10 servidores administrativos no auditório do Detran, em Rio Branco. Os aprovados no concurso, após concluir o curso de formação, passam a integrar oficialmente o quadro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), atuando tanto na capital quanto em unidades do interior do estado.

Os aprovados no concurso, após concluir o curso de formação, passam a integrar oficialmente o quadro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen): Foto: ContilNet
O governador Gladson Cameli ressaltou que a convocação integra o processo de reestruturação dos concursos públicos previsto para 2025. Ele afirmou que a medida faz parte de uma política de modernização da máquina administrativa e destacou que a convocação de quase 180 novos servidores, entre policiais penais e administrativos, visa fortalecer o sistema e ampliar a eficiência do governo.
Cameli adiantou ainda que está em andamento um novo estudo, solicitado pelo presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, para viabilizar a convocação de outros aprovados do concurso, reforçando o compromisso de reduzir as expectativas não atendidas de quem presta concursos no estado.

O governador Gladson Cameli ressaltou que a convocação integra o processo de reestruturação dos concursos públicos previsto para 2025: Foto: ContilNet
O presidente do Iapen explicou que os novos policiais penais passarão a integrar o efetivo da instituição e terão papel fundamental na segurança do sistema prisional. Ele detalhou que a distribuição dos servidores será feita conforme a necessidade de cada unidade, enquanto os administrativos já tiveram lotação definida de forma regional.
Marcos Frank destacou que a ampliação do quadro contribuirá diretamente para a redução de fugas e melhorias nos protocolos de segurança. Os novos servidores assumem o compromisso de atuar em prol da sociedade e fortalecer os avanços no sistema prisional do Acre.