O Acre registrou um dos maiores índices de ausência em provas nacionais recentemente. No Concurso Nacional Unificado (CNU) — popularmente chamado de “Enem dos Concursos” —, mais da metade dos inscritos não compareceu, com 50,3% de abstenção, o segundo maior percentual do país, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgados neste domingo (5).
Das 4.101 pessoas inscritas, pouco mais de 2 mil faltaram às provas aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O estado também se destacou negativamente por apresentar o menor número de participantes em todo o país, seguido por Roraima, que contou com 4.833 candidatos, 732 a mais que o Acre.

A prova objetiva, realizada neste domingo (5), constitui a primeira etapa do concurso: Foto/Reprodução
O alto índice de ausentes repete um padrão já observado em 2024, quando quase 60% dos inscritos acreanos não compareceram ao exame. O CNU é considerado uma porta importante para ingressar no serviço público federal, oferecendo 3.652 vagas para os níveis médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.
A prova objetiva, realizada neste domingo (5), constitui a primeira etapa do concurso. Os aprovados seguirão para a fase discursiva, agendada para 7 de dezembro. Já o resultado preliminar da etapa inicial deve ser divulgado em 12 de novembro, conforme o cronograma do MGI.
O concurso ocorre simultaneamente em 228 cidades brasileiras, e a classificação final será publicada em 20 de fevereiro de 2026, com convocações dos aprovados previstas para março do próximo ano.