Operações haviam sido suspensas após as três fábricas da empresa no país terem sido atingidas por forte tempestade

Milhares de condutores serão afetados (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

Um forte temporal que atingiu o interior de São Paulo, no final de setembro, interrompeu a produção da Toyota no Brasil. Isso porque as três fábricas da empresa no país foram fortemente danificadas pelos ventos de até 90 km/h.

Agora, a montadora anunciou quando irá retomar as operações em território brasileiro. No entanto, confirmou que ainda não há data para a volta da fabricação de motores nas plantas, o que exigirá a importação dos equipamentos do Japão.

Fotos da área interna da fábrica da Toyota
Fábricas da Toyota precisaram paralisar as atividades (Imagem: reprodução/redes sociais)

Apenas duas unidades da empresa retomarão as operações

Segundo informações do G1, a Toyota vai retomar a produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba no dia 21 de novembro. No total, cerca de 7.300 funcionários voltarão aos trabalhos nas duas unidades.

No entanto, o presidente da empresa, Evandro Maggio, confirmou que a planta de Porto Feliz seguirá parada e sem previsão de retomada. O espaço conta com 800 trabalhadores e é responsável pela produção e fornecimento de motores para as demais unidades.

Fábrica de Porto Feliz foi fortemente atingida pela tempestade (Imagem: Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal)

A unidade continuará parada porque os danos foram severos. Em Indaiatuba e Sorocaba, a produção voltará de forma gradual, priorizando a segurança das pessoas e a qualidade dos veículos”, disse o executivo.

Evandro Maggio, presidente da Toyota

Por conta disso, a Toyota decidiu importar motores do Japão. Segundo Maggio, ainda não foi definida a quantidade exata de equipamentos que serão adquiridos, uma vez que a demanda será avaliada mês a mês.

Leia mais

Corolla Cross será um dos primeiros modelos a ter a produção retomada (Imagem: divulgação/Toyota)

Retomada da produção ocorrerá de forma gradual

  • Ainda acordo com o presidente da Toyota, os primeiros modelos a voltarem à linha de montagem serão o Corolla e o Corolla Cross, dois dos mais vendidos da marca.
  • Inicialmente, a produção será voltada apenas para as versões híbridas flex.
  • A previsão é que as versões convencionais dos dois modelos e os demais carros a combustão, flex e gasolina, só voltem a ser produzidos no país entre janeiro e fevereiro de 2026.
  • O Yaris hatch também deve entrar na linha de montagem nesse período, mas sua produção será voltada à exportação, já que o modelo deixou de ser vendido no Brasil.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.