Juruá Informativo

Após procedimento inédito, Bruninho pode deixar Porto Alegre e retornar ao Acre

O pequeno Bruno Vinícius Troiani Teixeira, de 11 anos, conhecido carinhosamente como “Bruninho”, retorna a Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, nesta segunda-feira (6), após passar por um delicado procedimento médico em Porto Alegre (RS). O garoto, que nasceu com uma mutação genética rara associada ao gene KCNQ5 e também apresenta um quadro severo de autismo, sofria crises epiléticas incontroláveis e convulsões diárias.

De volta ao Acre, a expectativa da família é retomar a rotina em casa e acompanhar de perto a evolução de Bruninho: Foto/Reprodução

No último dia 12 de setembro, ele foi submetido a uma cirurgia para implantação de dois eletrodos no cérebro e de um marca-passo cerebral. Nesta sexta-feira (3), Bruninho retornou ao hospital para a retirada dos pontos e a primeira recalibragem do aparelho, feita pelo neurocirurgião Paulo Franceschini.

De acordo com o pai do menino, o dentista Marcus Vinícius Girado Teixeira, o dispositivo foi ajustado de 1,5 para 2, aumentando a estimulação cerebral profunda. “Ele ainda tem crises de epilepsia, mas bem mais leves. É uma terapia de longo prazo e não vai cessar de uma hora para outra. A cicatrização está perfeita e ele já está há três dias sem crises”, relatou.

O aparelho, implantado no tórax de Bruninho, envia estímulos para os eletrodos cerebrais e pode ser regulado por um controlador semelhante a um celular: foto/Reprodução

A partir de agora, o controle do equipamento ficará sob responsabilidade do pai, que recebeu treinamento médico para realizar os ajustes necessários. O aparelho, implantado no tórax de Bruninho, envia estímulos para os eletrodos cerebrais e pode ser regulado por um controlador semelhante a um celular. “Tenho um nível de segurança para aumentar a estimulação, conforme a orientação do neurocirurgião. É um processo gradual, em que o cérebro também precisa se adaptar”, explicou Marcus Vinícius.

O objetivo da cirurgia é proporcionar ao menino maior qualidade de vida e reduzir as convulsões que o acompanhavam diariamente. O procedimento, avaliado em R$ 400 mil, só foi possível graças a uma combinação de esforços: decisão judicial que garantiu a cobertura pelo plano de saúde, uma vaquinha solidária organizada em Cruzeiro do Sul e a contribuição do cantor Gusttavo Lima. O artista conheceu a história de Bruninho durante a Expoacre Juruá, em julho deste ano, e anunciou no palco que ajudaria a custear o tratamento.

De volta ao Acre, a expectativa da família é retomar a rotina em casa e acompanhar de perto a evolução de Bruninho. Por enquanto, não há previsão de um novo retorno a Porto Alegre.

Sair da versão mobile