Os modelos 100% elétricos tiveram destaque, superando pela primeira vez a marca de 8 mil unidades vendidas em um único mês no Brasil

Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock

O mercado de eletrificados continua bastante aquecido no Brasil. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os modelos 100% elétricos tiveram destaque em setembro.

Foi a primeira vez que as vendas deste segmento superaram a marca de 8 mil unidades em um mês. Os números demonstram que esta categoria tem conquistado uma participação cada vez mais relevante no mercado brasileiro.

carros elétricos brasil
Mercado de elétricos está aquecido no país (Imagem: Shutterstock/bandeira do Brasil por AB Visual Arts e carro elétrico por Smile Fight)

Vendas de carros elétricos apresentam tendência de crescimento

De acordo com o levantamento, foram emplacadas 8.029 unidades de veículos totalmente elétricos no mês de setembro no Brasil. Isso representa um aumento de 70,68% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números ainda indicam uma elevação de 5,66% nas vendas em comparação com agosto deste ano.

No acumulado do ano, 53.149 veículos elétricos já foram comercializados, superando em 16,33% todo o volume registrado em 2024, quando foram 45.688 unidades. Este cenário confirma as expectativas positivas para o setor em 2025.

Brasileiros estão mostrando maior interesse no segmento (Imagem: guteksk7/Shutterstock)

Os dados da Fenabrave também mostram que, em setembro, os carros totalmente elétricos representaram 4,5% do mercado de automóveis. No acumulado do ano, este número está em 3,75% do total. Lembrando que há três anos essa participação era de menos de 1%.

Leia mais

Chinesa responde por mais de 75% de todas as vendas de carros totalmente elétricos no Brasil (Imagem: Robert Way/iStock)

BYD lidera segmento

  • O balanço do mês de setembro ainda confirma uma concentração de mercado no segmento.
  • As três maiores marcas respondem por 87,4% de todas as vendas de carros elétricos até setembro.
  • A chinesa BYD lidera com folga: 75,9% das vendas, ou 40.139 unidades.
  • A segunda posição é da Volvo, 3.732 vendas, seguida pela GWM, 2.309 veículos comercializados.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.