Governo federal reconhece a situação de emergência em 54 cidades

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira, a situação de emergência em 54 cidades brasileiras. 

São municípios que enfrentam  diferentes tipos de desastres em várias regiões do país. 

A decisão, publicada no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras solicitem ajuda do Governo Federal para ações de defesa civil.

Nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, as cidades enfrentam, em geral, estiagem e a seca.  A falta de chuva  prejudica a agricultura, o abastecimento de água e a criação de animais.

Alguns municípios também foram atingidos por vendavais e tempestades nos estados do Mato Grosso, Paraná e Pará, onde alguns municípios  registraram alagamentos e outros danos.

Já em outras localidades nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as fortes chuvas provocaram diversos estragos. A cidade de Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo, teve a emergência reconhecida por causa de deslizamentos de terra.

Entre as medidas que as prefeituras vão poder adotar com os recursos do Governo Federal estão a compra de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de voluntários, kits de higiene pessoal, de limpeza e de dormitório.