Olhar Digital > Pro > Como o Google abandonou sua política rígida contra desinformação

Decisão da empresa reacende debate sobre limites entre combate a notícias falsas e defesa do discurso político

Imagem: Jay Fog/Shutterstock

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O Google, historicamente defensor de informações precisas e verificadas em suas plataformas, passou a priorizar a “liberdade de expressão” em suas políticas de moderação de conteúdo.

A mudança ficou clara em carta enviada ao Congresso dos EUA no final de setembro. Nela, a Alphabet anunciou que o YouTube permitirá que contas banidas por desinformação sobre Covid-19 e eleições de 2020 solicitem a reintegração.

A decisão reverte a política de banimentos permanentes e simboliza um afastamento da postura adotada desde 2016, quando a empresa investiu em verificadores de fatos terceirizados e painéis informativos para combater notícias falsas.

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Contas banidas do YouTube por espalhar desinformação poderão retornar – Imagem: JRdes/Shutterstock

Durante a pandemia, o Google chegou a destacar informações oficiais da OMS e de autoridades de saúde para conter a desinformação.

Do combate à desinformação ao discurso aberto

  • A guinada ocorre em meio a pressões regulatórias e disputas judiciais nos EUA e na Europa, segundo análise da CNBC.
  • Recentemente, o Google encerrou sua parceria com projetos de verificação de fatos e firmou novos contratos com veículos antes punidos por espalhar informações falsas, como a OAN.
  • Em sua carta, a Alphabet criticou a pressão do governo Biden para remover conteúdos e afirmou que, embora tenha seguido orientações de autoridades de saúde durante a pandemia, não permitirá que a moderação comprometa o “debate público”.
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Google troca foco da verificação de fatos pela liberdade de expressão – Imagem: Skorzewiak / Shutterstock.com

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A mudança do Google acompanha a tendência de outras gigantes, como a Meta, que também flexibilizaram regras de moderação em nome da liberdade de expressão.

A postura reflete o embate crescente entre plataformas digitais, governos e reguladores sobre o equilíbrio entre combater desinformação e preservar o discurso político.

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Mudança do Google acompanha movimentos de outras big techs – Imagem: sockagphoto/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.