Com apenas dois dias no mercado, Sora chega ao primeiro lugar na App Store e supera concorrentes em popularidade

Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

Tudo sobre Inteligência Artificial

Tudo sobre OpenAI

O Sora, aplicativo de vídeos de inteligência artificial da OpenAI, se tornou um sucesso viral mesmo sendo, por enquanto, somente para convidados e disponível apenas nos EUA e Canadá.

Após estrear no 3º lugar entre os aplicativos mais baixados, o Sora bateu 164.000 instalações nos dois primeiros dias, e alcançou rapidamente o topo da App Store, tornando-se o aplicativo número 1 nos EUA em 3 de outubro. Os dados são da empresa de análise Appfigures.

openai sora
Mesmo restrito a convidados, aplicativo alcança 164.000 downloads nos dois primeiros dias (Imagem: Mamun_Sheikh / Shutterstock.com)

Leia mais:

  • O Sora superou lançamentos recentes de outros aplicativos de IA, incluindo Claude (21.000 downloads) e Copilot (7.000).
  • Empatou com o Grok, da xAI, e ficou atrás apenas do ChatGPT (81.000) e Gemini do Google (80.000) no primeiro dia.
  • Mesmo limitado a convidados, o desempenho indica forte demanda por ferramentas de vídeo de IA voltadas ao público consumidor, em experiências semelhantes às redes sociais.
Aplicativo do Sora dispara na App Store dos EUA (Imagem: Tada Images / Shutterstock.com)

Estratégias de lançamento e alcance

A análise do provedor de dados Appfigures considerou apenas downloads nos EUA e Canadá, para tornar a comparação justa entre aplicativos que adotaram restrições geográficas diferentes.

Apesar das limitações, o Sora rapidamente alcançou o terceiro lugar entre os aplicativos gerais na App Store, mostrando que a demanda por vídeos gerados por IA está crescendo e pode se expandir ainda mais quando o app for aberto a todos os usuários.

Aplicativo de vídeo de IA da OpenAI mostra forte demanda antes de abertura total ao público (Imagem: FilipArtLab/Shutterstock)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.