Recurso cria grupos temáticos dentro do aplicativo e dá a usuários emojis exclusivos e integração ao perfil
O Threads, aplicativo da Meta que já reúne mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, lançou oficialmente um novo recurso: Comunidades.
A novidade cria espaços dedicados dentro da plataforma para conversas sobre temas específicos, como basquete, K-pop, televisão e literatura. Mais de 100 comunidades já estão disponíveis globalmente.

No Threads, o recurso terá algumas diferenças
- Diferente do X (antigo Twitter), onde as comunidades são criadas e moderadas por usuários, no Threads elas são desenvolvidas e gerenciadas pela própria Meta.
- Além disso, qualquer pessoa pode interagir com as postagens de uma comunidade, mesmo sem ser membro, embora apenas os participantes tenham acesso a recursos exclusivos, como um emoji de “Curtir” personalizado — por exemplo, uma bola de basquete na comunidade da NBA ou uma pilha de livros na de literatura.
- Outro diferencial é a integração direta das comunidades ao perfil dos usuários. Ao ingressar em um grupo, a associação aparece publicamente no perfil, junto com a tag de tópico correspondente, reforçando os interesses de cada participante.
- Em breve, criadores ativos também receberão emblemas especiais.

Leia também:
- Não gosta de política? Veja como silenciar publicações sobre o tema no Threads
- Como ver Threads de uma pessoa pelo PC ou celular
- 6 perguntas essenciais sobre o Threads: segurança, mensagem privada, e muito mais
Algoritmo aprimorado
A Meta afirma que está testando algoritmos para destacar as melhores postagens no feed das comunidades e no “Para Você”, além de permitir que usuários reorganizem seus feeds para priorizar grupos favoritos.
Com isso, o Threads formaliza práticas já comuns entre seus usuários, que vinham se organizando em torno das Tags de Tópico — evolução das hashtags. A estratégia segue o caminho do X em seus primeiros anos, quando recursos populares nasceram da própria dinâmica da comunidade.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.